chuva defesa civil

Por

Quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 16h

Chuva deixa 25 pessoas desalojadas em Juiz de Fora e causa 74 deslizamentos


Thiago Werneck
Rep?rter

A chuva constante, que caiu durante o Carnaval, deixou 25 pessoas de oito fam?lias desalojadas em Juiz de Fora. O n?mero de deslizamentos tamb?m foi alarmante: 74 em seis dias. No total, a Defesa Civil da cidade registrou 200 ocorr?ncias nos primeiros seis dias de fevereiro.

Um Carnaval bem at?pico se comparado ao mesmo per?odo ano passado. Em Juiz de Fora, chove ininterruptamente desde o dia 17 de janeiro, o que causou um ac?mulo de 176 mil?metros de ?gua em seis dias, enquanto o normal para todo m?s fevereiro ? de 200 mm.

Os dois delizamentos de terra mais graves aconteceram um na Vila Alpina, rua Sebasti?o da Costa e outro no Manoel Hon?rio, na rua Am?rico Luz. Nenhuma pessoa se feriu. Em todas ocorr?ncias, apenas uma mulher teve ferimentos leves, depois que parte do telhado de sua casa caiu em cima dela.

Foram registradas ocorr?ncias em 164 ruas, de 76 bairros da cidade. A equipe da Defesa Civil trabalhou em tempo integral nesse Carnaval, com parceiros como Demlurb, Secretaria de Pol?tica Urbana e Gettran.

Falta de cuidados

O subsecret?rio de defesa civil, S?rgio Rocha, destaca que em todos os deslizamentos a culpa ? de quem mexe na terra sem tomar os devidos cuidados. "Muita gente faz muros com blocos de concreto para economizar, o que est? errado porque eles s?o fr?geis. Se n?o tiver dinheiro ? melhor esperar e n?o fazer a obra", destaca.

S?rgio tamb?m fala sobre a import?ncia de ter ajuda de algu?m especializado. "Tem gente que constr?i em tipo de solo inadequado sem a ajuda de especialista e depois corre risco de perder a casa e a vida. Por isso, ? melhor gastar mais dinheiro e ter uma casa segura".

A principal dica da defesa civil ? para que todos fiquem atentos aos sinais de que a casa est? em risco. "Quem perceber que o rio vai invadir tem que deixar a casa, se perceber trincas ou algum outro problema em alguma estrutura, comunicar o mais r?pido poss?vel a defesa civil". O telefone de contato ? o 199.