Segunda-feira, 2 de mar?o de 2009, atualizada ?s 13h

Seis linhas de ?nibus t?m seus trajetos e hor?rios alterados pela Settra


Patr?cia Rossini
* Colabora??o

Seis linhas de ?nibus de quatro empresas permission?rias do servi?o de transporte p?blico em Juiz de Fora tiveram seus hor?rios e trajetos alterados. As mudan?as nas linhas 214, 518, 542, 546, 601 e 740 foram realizadas pela Secretaria de Transportes e Tr?nsito da Prefeitura de Juiz de Fora, e est?o em vigor desde o ?ltimo domingo, dia 1? de mar?o. (Confira aqui os novos hor?rios e trajetos)

Inicialmente, a Settra anunciou uma altera??o no carro 526 - Cascatinha/Vale do Ip?, que tamb?m seria implementada no dia 1?. No entanto, a mudan?a n?o foi feita. Segundo informa?es da assessoria de comunica??o da Prefeitura, as medidas precisam ser apresentadas ? comunidade antes de as mudan?as serem efetuadas. A reuni?o est? prevista para esta semana.

De acordo com a chefe do Departamento de Transporte P?blico da Settra, Andrea Julia Gonzalez Santos, mensalmente a pasta promove adequa?es no quadro de hor?rios e no trajeto dos coletivos para melhorar o atendimento aos usu?rios.

Andrea afirma que entre os beneficiados pelas mudan?as implementadas no in?cio deste m?s est?o estudantes universit?rios e de cursinho, que fazem aulas ? noite, e visitantes, al?m de funcion?rios do shopping da avenida Independ?ncia. "Quando realizamos o estudo para fazer mudan?as no transporte coletivo, consideramos os anseios da comunidade e a viabilidade do trajeto. O ?nibus precisa passar nos hor?rios que os usu?rios necessitam do transporte. Por isso, ? preciso interagir com os moradores para saber se as altera?es propostas ser?o boas para o bairro."

Durante toda a semana, a chefe do Departamento se re?ne com lideran?as comunit?rias. Caso as propostas sejam aceitas, novas altera?es podem ser anunciadas at? a pr?xima sexta-feira, dia 6 de mar?o.

Atrasos causam transtornos aos usu?rios

A adequa??o do transporte p?blico em Juiz de Fora ? uma reivindica??o antiga do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sinttro-JF). No dia 2 de fevereiro, a categoria se reuniu com a Settra para discutir o problema presente em mais da metade das linhas que atendem a comunidade. A principal reclama??o ? o atraso dos ?nibus.

Na ocasi?o, ficou definido que o Executivo municipal faria um levantamento, no prazo de 90 dias, para identificar os carros com atraso de hor?rios e promover as altera?es necess?rias. At? o momento, segundo a chefe do departamento, o estudo s? foi conclu?do nas linhas 515 - Dom Orione e 530 - S?o Pedro.

Nos dois casos, as modifica?es precisam ser apresentadas para as comunidades antes da implementa??o. A expectativa ? de que o estudo t?cnico dos demais carros com problemas de atraso seja realizado neste m?s. "Nossa equipe j? est? treinada para iniciar o estudo nas linhas apresentadas pelo Sinttro. Ainda n?o temos o cronograma, mas a previs?o ? fazer esse levantamento em mar?o", afirma Andrea.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes