Ter?a-feira, 28 de agosto de 2007, atualizada ?s 09h31

Vacina??o atinge 60,3% das crian?as em Juiz de Fora


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Cerca de 60% das crian?as entre zero e cinco anos foram vacinadas em Juiz de Fora at? esta segunda-feira, 27 de agosto, durante a segunda etapa da Campanha de Vacina??o Infantil. Segundo dados da Secretaria Municipal de Sa?de, esse n?mero representa 22.500 crian?as que receberam a gotinha contra paralisia infantil, ou poliomielite.

A expectativa era de que mais de 37 mil imuniza?es fossem feitas. Mas para os pais que ainda n?o levaram o seu filho para tomar a dose, a campanha continua nas Unidades B?sicas de Sa?de (UBS's), na Regional Norte e no Departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente (rua Esp?rito Santo, 1023, Centro).

De acordo do a Secretaria de Sa?de, essa vacina ? considerada de rotina, mas as campanhas ajudam a fazer um bloqueio em massa da doen?a. Segundo o Minist?rio da Sa?de, o ?ltimo caso de paralisia infantil verificado no pa?s foi em 1989.

Em todo o pa?s, foram imunizadas mais de oito milh?es de crian?as no dia nacional da campanha, s?bado, 25 de agosto. Al?m da vacina contra a p?lio, tamb?m estavam dispon?veis nos postos de sa?de outras vacinas do calend?rio nacional, como a tetravalente (difteria, t?tano, coqueluche e infec?es por hem?filo), tr?plice viral (sarampo, rub?ola e caxumba), rotav?rus e hepatite B.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF