Segunda-feira, 10 de mar?o de 2009, atualizada ?s 17h06

Mulheres podem tirar CPF gratuitamente at? a pr?xima sexta-feira


Clecius Campos
Rep?rter

Mulheres de Juiz de Fora devem aproveitar esta semana para fazer suas inscri?es ou regularizar seus Cadastros de Pessoa F?sica (CPF), gratuitamente, em qualquer ag?ncia da Caixa Econ?mica Federal (CEF).

De acordo com o gerente geral da ag?ncia da rua Halfeld, Jo?o Batista Reus de Castro, qualquer mulher pode procurar a Caixa para obter o servi?o, apresentando um documento de identifica??o que contenha filia??o, data de nascimento e o T?tulo de Eleitor

Desde o in?cio da campanha, na ?ltima segunda-feira, dia 9, foram feitas 15 inscri?es e 22 regulariza?es de CPF no estabelecimento em que o gerente trabalha. At? a pr?xima sexta-feira, 13 de mar?o, a expectativa ? de aumentar o n?mero de emiss?es e regulariza?es em, pelo menos, 400%, na ag?ncia.

Segundo Castro, no caso de regulariza??o do documento, existem algumas pend?ncias que s? podem ser resolvidas junto ? Receita Federal. "Na Caixa, conseguimos resolver 99% das regulariza?es de CPF. A pessoa deve procurar uma ag?ncia para ver se h? empecilhos que tornem a visita ? Receita Federal necess?ria", diz.

A iniciativa ocorre, conforme Castro, h?, pelo menos, oito anos. O gerente afirma que a ideia ? possibilitar ?s mulheres a oportunidade de terem seus registros garantidos. "Al?m de permitir que mulheres exer?am direitos, como abrir uma conta banc?ria ou ser titular de programas sociais, ? uma forma de igualar os direitos entre homens e mulheres." Para tirar o documento, quando a campanha em comemora??o ao Dia Internacional das Mulheres acabar, ? cobrado o valor de R$ 5,50.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes