Quarta-feira, 12 de maio de 2010, atualizada às 18h

Qualidade da água do rio Paraibuna é considerada ruim

Da Redação

A qualidade da água do rio Paraibuna que passa por Juiz de Fora foi considerada ruim no monitorado realizado pelo Programa Rede das Águas, desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica. O levantamento analisou 40 rios em diversas cidades, classificando-os em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), aceitável (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos). O rio Paraibuna obteve 25 pontos.

Os parâmetros são temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato.

Entre os 40 rios monitorados, 65% ficaram dentro do nível aceitável, 30% dentro do nível ruim e 5% dentro do nível péssimo. As análises que tiveram o melhor resultado foram a da Represa do Faxinal, em Caxias do Sul (RS), e a do Rio Doce, em Linhares (ES), ambas com 34 pontos. Por outro lado, as análises mais baixas vieram do Riacho Passo dos Índios, em Chapecó (SC), resultante em 20,5 pontos, e do Lago do Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, com 19 pontos. Nenhum dos pontos de coleta de água desses 40 rios pôde ser classificado com índices bons ou ótimos.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes