Expedição por 30 unidades de preservação do Brasil passa pela Zona da MataProjeto que vai retratar a fauna e a flora de 20 estados da federação chega ao Parque Estadual de Ibitipoca. Imagens estarão contidas em um e-book

Jorge Júnior
Repórter
2/5/2011
expedicao

A expedição Rotas Verdes Brasil, viagem solitária do documentarista Fernando Lara, chega à Zona da Mata Mineira nesta terça-feira, 3 de maio, com uma visita ao Parque Estadual de Ibitipoca. O documentarista irá percorrer cerca de 18 mil quilômetros pelo Brasil, em uma moto de 150 cilindradas, passando por todas as áreas de fronteiras, além do litoral e o extremo sul, com o objetivo de retratar por meio de fotos, texto e vídeo mais de 30 unidades de preservação espalhados por 20 estados da federação, durante oito meses.

A expedição começou no último dia 30 de abril, no Parque Estadual do Rio Doce, no Leste de Minas. A escolha da unidade, que está sob a gestão do Instituto Estadual de Floresta (IEF) não poderia ser melhor. "É a maior área preservada de Mata Atlântica de Minas Gerais e uma das mais importantes do estado. O local possui espécies em extinção como o mono-carvoeiro [maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico ao território brasileiro]", explica.

O Parque do Ibitipoca é o segundo destino do documentarista. O local foi escolhido por ser o parque mais visitado do estado. Lara seguirá ainda por unidades de preservação do Rio de Janeiro, São Paulo, regiões Sul, Centro Oeste, Norte, Nordeste, terminando no Espírito Santo. Na Amazônia e Pantanal, a expedição vai dedicar um tempo maior para a documentação destas áreas.

"Todas as experiências serão filmadas. Duas vezes por semana, vou postar o material na internet, dando dicas de alimentação e sobrevivência para cada local que eu passar", explica. Com essas informações, Lara pretende poder guiar as pessoas que desejam conhecer a região.

Logo após o percurso, Lara irá produzir um livro digital (e-book) com as principais imagens e informações documentadas na expedição. O material será disponibilizado gratuitamente pela internet. A expectativa é que a obra seja concluída em abril de 2012. "Vamos fazer uma série de lançamentos por todo país, mas o principal vai ser no Centro Cultural de Minas, no Vale do Aço", diz.

fernando_lara garca
Desafios

Como Fernando Lara vai fazer o percurso sozinho, ele está preparando-se para os obstáculos do trajeto e também para as variações de temperaturas. "Vou pegar neve, frio e muito calor, por isso estou usando todos os equipamentos adequados." Sacos de dormir, isolante térmico, barracas de camping impermeável estão entre os objetos que estão na mala. Os cuidados com a alimentação também estão sendo tomados. "Vou preparar a minha própria comida."

Etanol

No percurso, será usado apenas etanol, combustível limpo. Além disso, todo carbono emitido pelo veículo será neutralizado com o plantio de árvores em parceria com o IEF, gerando o menor impacto possível.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken