Sábado, 19 de março de 2011, atualizada às 12h08

Outono será mais quente que o normal na época próxima ao verão e mais frio que a média quando chegar o inverno

Clecius Campos
Subeditor

Marcado por ser uma estação de transição, o outono de 2011, que tem início neste domingo, 20 de março, às 20h21, terá temperaturas mais quentes no período próximo ao verão e mais baixas quando chegar o inverno. Esta é a previsão de três institutos de climatologia, consultados pela reportagem do Portal ACESSA.com. De acordo com informações do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, a previsão para a região Sudeste é de que as temperaturas sejam até 1,5 ºC mais altas que as registradas historicamente.

"A estimativa de elevação deve-se ao aquecimento da temperatura do mar, à movimentação da atmosfera nos últimos meses e ao comportamento da série histórica de dados. Como é uma estação de transição, a diferença entre as temperaturas mais altas e as mais baixas será grande, principalmente se comparar os dias do início do outono, com os dias mais próximos do inverno", informa o meteorologista Lizandro Geniacki. Segundo ele, ao longo de um mesmo dia, as temperaturas podem variar bastante. "Se o céu estiver claro, sem nebulosidade, o dia será mais quente e a noite mais fria, porque não ocorrerá o efeito estufa e o aquecimento tende a ser menor."

Informações do Centro de Climatologia da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig) também dão conta da leve elevação de temperatura à tarde, devido à predominância de céu claro, e a queda pela noite. O centro trabalha com a possibilidade de mínimas ligeiramente abaixo da média histórica, mas com manutenção do esperado se considerado todo a estação (veja quadro abaixo). Nevoeiros e geadas podem ocorrer, ainda no outono, nas regiões serranas do Estado, como a Serra da Mantiqueira, a Canastra e o Espinhaço.

A previsão do Instituto PUC-Minas Tempo Clima é de que as temperaturas mínimas possam ser de 1,8 ºC a 3 ºC abaixo da média histórica, caso frentes frias cheguem com intensidade à região Sudeste, ainda durante o outono. "A passagem de frentes frias pode ocasionar quedas significativas de temperatura, com possibilidade de nevoeiros na região serrana de Minas", confirma o meteorologista Adelmo Correia.

Médias de temperaturas para a Zona da Mata
Mínima Máxima
Abril Maio Junho Média Abril Maio Junho Média
16 ºC
13 ºC
11 ºC
13,3 ºC
28 ºC
25 ºC
24 ºC
25,6 ºC

Fonte: Centro de Climatologia da Cemig

Chuvas já diminuem a partir de abril

Não só as temperaturas tendem a cair até o dia 21 de junho, às 14h06, quando tem fim o outono, mas também as chuvas devem diminuir. O 5º Distrito de Meteorologia acredita que os níveis pluviométricos deste ano sigam a média histórica. "Os dados informam 180 mm de precipitações em março, 92 mm em abril e 48 mm em maio. A queda será ainda maior quando chegar o inverno, a estação seca do Sudeste", afirma Geniacki. O mesmo é esperado pelo meteorologista da PUC Minas, Adelmo Correia. "A redução significativa das chuvas ocorre a partir de abril."

O Centro de Climatologia da Cemig alerta para a baixa umidade relativa do ar, podendo chegar a 30% em alguns dias do ano. A possibilidade de inversão térmica pode piorar a qualidade do ar no início da manhã, por essa razão, o centro pede que a população fique atenta à realização de atividades físicas nesse período.

Imagens do outono

Outra característica do outono é a queda da folhagem de árvores e a criação de paisagens com folhas amareladas e secas. Caso você registre belas imagens do outono, envie para o Portal ACESSA.com.