Comunidade Resgate vem atraindo milhares de fi?is em JF

Por

Comunidade Resgate vem atraindo milhares de fi?is em JF

Comunidade Resgate vem atraindo milhares de fiéis em JF

Ligada à Renovação Carismática da Igreja Católica, grupo recebe caravanas de várias cidades e, em abril, vai inaugurar um grande centro de evangelização

Raphael Placido
Repórter
26/3/2013

Fundada há 11 anos, a Comunidade Resgate, ligada à Igreja Católica, vem se destacando em Juiz de Fora, com missas que chegam a atrair mais de três mil pessoas e testemunhos de graças e cura. A comunidade, que tem o objetivo de pregar o Evangelho através da música e da oração, atrai fiéis até de outras cidades da região, e, no próximo 7 de abril, vai inaugurar um Centro de Evangelização onde funcionava Hotel Fazenda São Fidélis, no município de Chácara.

Todas as segundas-feiras o grupo realiza uma missa, às 19h30, no Exposhop. Filho da fundadora da comunidade, Cristina Ribeiro, Daniel Ribeiro, explica como funciona a missa de cura e libertação. "Há dois anos, a comunidade começou com a missa de cura e libertação. É um momento mais voltado ao interior, onde a gente clama a Deus. É uma cura não só física, mas também espiritual. A fé leva à cura e é muito bonito ver os testemunhos dessas pessoas que saem da celebração bem melhores", afirma.

Ribeiro explica que a comunidade é submetida à Arquidiocese, e que trata-se de um movimento que, nos últimos anos, vem crescendo em todo o mundo. "A gente obedece à Igreja. Estamos 100% ligados aos bispos. Foram mais de dez anos para conseguirmos nossa aprovação e termos um estatuto canônico aprovado pela Igreja. Isso não é simples. Agora, estamos em busca de uma aprovação no Vaticano, mas isso também deve levar uma década", explica. Ele lembra que, no Brasil, já há várias comunidades de muito sucesso, como a Canção Nova e Shalom.

Vocação missionária

A história da comunidade começa com Cristina Ribeiro, católica fervorosa, que sempre participou de movimentos ligados à Igreja. Participante da Renovação Carismática desde o início da década de 90, ela acabou, mais tarde, se tornando coordenadora da Renovação, na Arquidiocese de Juiz de Fora. Ao mesmo tempo, seus filhos, Daniel e duas irmãs, fundaram um conjunto musical, a Banda Resgate. A partir daí é que a comunidade, cuja sede fica na rua Costa Carvalho, 76, foi fundada.

Nove pessoas que fazem parte da comunidade abriram mão de seus empregos, atividades particulares e hoje se dedicam integralmente ao trabalho de evangelização. Eles não têm bens próprios e vivem na sede da comunidade. Segundo Ribeiro, outras 60 pessoas estão sendo trabalhadas para se doar totalmente, tendo uma vida voltada a Deus. O processo de formação leva cerca de quatros anos.

Novo Centro de Evangelização será inaugurado em abril

Está marcada para o dia 7 de abril a inauguração do Centro de Evangelização Comunidade Resgate, onde funcionava o Hotel Fazenda São Fidélis, em Chácara. A programação terá início às 9h e contará com a presença do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do Secretário de Estado de Esportes e da Juventude e membro da Renovação Carismática Católica, Eros Biondini, dos padres Hamilton e Aluisio, da Comunidade Canção Nova, além do Ministério de Música Comunidade Resgate. O encerramento será às 17h, com a realização da primeira missa na nova casa de evangelização. Uma estrutura especial será montada para receber os fiéis neste dia, com barracas para alimentação, acolhida das caravanas, livraria e artigos religiosos, entre outras.

No espaço, localizado no km 82 da BR 267, caberiam mais de 300 campos de futebol. "Deus quer chegar a diversas pessoas, de diversas formas. Com um local maior, poderemos ampliar nosso trabalho. Isto é para começar. O galpão será provisório. O objetivo, no futuro, é fazer outro ainda maior e oferecer uma estrutura melhor, em todos os sentidos, para as pessoas", explica a fundadora da Comunidade, Cristina Ribeiro. A proposta é que o Centro de Evangelização Comunidade Resgate receba grandes eventos, como acampamentos, encontros e as missas com oração para cura e libertação.

Além de doação dos fiéis, a comunidade tem como fonte de renda a venda de CDs, livros e DVDs com a gravação de missas e palestras. A comunidade conta, ainda, com um estúdio profissional de gravação, onde grupos católicos têm a oportunidade de lançar suas canções, além de uma TV na web.