Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, atualizada ?s 17h39

Rio Pomba e rio Muria? come?am a baixar



Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

"Hoje (quinta-feira) ? um pouco mais favor?vel que ontem." ? assim que o comandante do 2? Pelot?o de Bombeiros Militar de Muria?, tenente Patrick Tavares Gomes, define a situa??o em Muria?, cidade que teve oito bairros atingidos pela enchente nesta semana. Segundo ele, o rio Muria?, que subiu cerca de cinco metros, est? come?ando a baixar, e a tend?ncia ? que retorne para a calha.

Mesmo assim, ainda h? v?rios pontos de alagamento e muitos moradores ilhados. Para garantir uma a??o r?pida em caso de emerg?ncia, o Corpo de Bombeiros mant?m viaturas e embarca?es em pontos estrat?gicos. Nesta quinta-feira, 18 de dezembro, s?o 350 desabrigados e 12 mil desalojados.

Al?m dos pontos de alagamento, a preocupa??o dos bombeiros se estende para as ?reas de risco. "Diariamente, atendemos a cerca de 200 ocorr?ncias referentes a ?reas de risco", conta o tenente, lembrando que uma fam?lia foi retirada de casa a tempo na tarde desta quarta, dia 17. "Retiramos a fam?lia e a casa desabou na madrugada de hoje (quinta)." Segundo ele, um grande problema ? a resist?ncia das pessoas em sair de casa. "Tememos por deslizamentos, por isso estamos vistoriando as ?reas e removendo os moradores."

A Prefeitura de Muria? solicitou ajuda da Defesa Civil estadual. T?cnicos j? est?o na cidade, que tamb?m recebe donativos, ?gua pot?vel e caminh?es para mudan?a e limpeza das ruas. Segundo o tenente, a distribui??o de ?gua ? feita atrav?s de carros-pipa. O servi?o de energia el?trica ainda n?o est? totalmente normalizado, j? que houve queda de postes. Cerca de 1,5 tonelada de donativos arrecadados para ajudar os desabrigados em Santa Catarina foram doados pelos bombeiros para a Secretaria de A??o Social da Prefeitura de Muria?.

Cataguases

Em Cataguases, o rio Pomba, que subiu 9,5 metros, tamb?m est? baixando. Segundo o comandante da 146? Cia. Especial da Pol?cia Militar de Cataguases, capit?o Andr? Cotrim da Silva, o rio est? descendo cerca de dez cent?metros por hora. "Hoje (quinta) ele est? 7,6 metros acima do normal, o que traz grande tranq?ilidade para a popula??o ribeirinha e est? contribuindo para liberar vias", diz.

Enchente em Cataguases Enchente em Cataguases

Agora, a preocupa??o est? em suprir as necessidades das 900 pessoas desabrigadas. A Defesa Civil estadual enviou um caminh?o com 300 colch?es e 500 cestas b?sicas. "Ainda precisamos de colch?es, alimentos, cobertores, material de limpeza e higiene pessoal", lembra o capit?o. Al?m dos desabrigados, a estimativa ? que 2.500 pessoas estejam desalojadas. Trinta bairros foram atingidos pela cheia. A distribui??o de ?gua foi restabelecida nesta quinta, dia 18, e os servi?os de luz e telefone est?o normais.

Assim como em Muria?, as ?reas de risco tamb?m preocupam em Cataguases. Segundo o capit?o Andr?, tr?s casas desmoronaram, mas n?o houve v?timas. Na manh? desta quinta, um homem morreu afogado no centro da cidade, regi?o mais baixa, que ainda est? alagada. Ele apresentava estado de alcoolismo.

Fam?lias ainda s?o resgatadas com barcos e outras s?o orientadas nas ?reas de risco. Uma equipe da Defesa Civil estadual j? est? na cidade e se reuniu com a Pol?cia Militar. A partir desta sexta-feira, 19, toma a frente dos trabalhos.