Quinta-feira, 12 de mar?o de 2009, atualizada ?s 12h30

Novo bota-fora est? funcionando no bairro Maril?ndia


Patr?cia Rossini
* Colabora??o

Um novo bota-fora para entulhos de obra foi liberado pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora. O terreno, que fica na esquina entre as ruas Ac?cio Alves Alvim e Ot?vio Malvaccini, no bairro Maril?ndia, tem 116 mil metros quadrados e j? est? sendo usado pelos ca?ambeiros desde a ?ltima segunda-feira, dia 9 de mar?o.

A defini??o de um novo espa?o foi necess?ria devido ? interdi??o do bota-fora que funcionava ?s margens da BR-040, na Barreira do Triunfo. Na ocasi?o, a Prefeitura providenciou uma ?rea no bairro Grama para receber os entulhos provisoriamente.

De acordo com a secret?ria de Atividades Urbanas, Sueli Reis, o terreno ? particular e n?o tem custo para o munic?pio. "Muitos propriet?rios de terra se interessam em disponibilizar terrenos para dep?sito de entulhos de obra. Ajuda a nivelar o terreno."

A titular da pasta afirma que a ?rea foi liberada mediante estudo, que avaliou os aspectos f?sicos e legais, bem como riscos ao meio ambiente. Segundo ela, outros pontos est?o sendo analisados para recebimento dos res?duos s?lidos provenientes de obras e demoli?es. Os novos locais, no entanto, n?o foram informados.

A Prefeitura informou, atrav?s de sua assessoria, que a vida ?til prevista para o bota-fora ? de 20 meses. O c?lculo ? baseado na m?dia de despejo di?rio de 150 ca?ambas. Entretanto, como existe uma ?rea de preserva??o no espa?o, ser? feito um acompanhamento para evitar que os res?duos ultrapassem a ?rea liberada.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes