Aprenda a organizar os armários e bancadas de sua cozinha

Por

Aprenda a organizar os arm?rios e bancadas de sua cozinha

Aprenda a organizar os armários e bancadas de sua cozinha 

Luiz Henrique Duarte 25/08/2017

A organização elaborada e planejada para uma determinada cozinha, assim como, para todas as espécies de ambientes, tem como objetivo otimizar os espaços com os vários recursos e técnicas disponíveis de um professional organizer, visando melhorar o aproveitamento de todas as repartições dos armários ou setorizar a exposição das peças sobre as bancadas.

Uma casa arrumada propaga o bem-estar e o conforto para os seus usuários, trazendo o equilíbrio e harmonia, através de uma estética ambiental estruturada e bem organizada. Os espaços residenciais, comerciais ou corporativos, podem receber um projeto coordenado, sistematizando os itens de primeira necessidade, através de um planejamento direcionado e traçado para um ambiente, como em nossas cozinhas, ordenando, com um critério planificado, a disposição dos equipamentos elétricos em uso, dos itens utilitários e de toda louçaria. A arquitetura e o design de interiores oferecem, cada vez mais, recursos tecnológicos, em projetos arrojados para as cozinhas contemporâneas, onde os armários planejados pontificam repartições de armazenamento, de acordo com as necessidades de cada usuário e as dimensões de seu espaço.

Cozinhas organizadas

A maioria de nossas refeições diárias, sejam individuais ou com a participação de toda família, são realizadas dentro das cozinhas, e sempre, acompanhadas de uma boa conversa e de outros requisitos sugestivos, que conferem à este espaço gourmet, o título de coração da casa. Um ambiente para cozinhar tem a finalidade de preparar os alimentos e agrupar todos os itens relacionados à gastronomia em seus armários planejados e bancadas, facilitando o seu uso e manuseio.

Para proporcionar as metas operacionais dentro de um determinado espaço é preciso, antes de mais nada, saber organizá-lo, de acordo, com o programa de necessidades, analisando e observando o número de pessoas que irão vivenciar e usufruir deste ambiente, e como poderá ser arrumado, recebendo novas diretrizes e formas para integrar a ordem.

A professional organizer Mara Franco Raposo otimiza os espaços contemporâneos, respeitando a essência funcional de cada ambiente, priorizando, em suas consultorias projetuais, de organização, atender a todos os requisitos individuais, considerando o estilo de vida, e a personalidade de cada pessoa. Através de dicas práticas e sugestões, a organizer setorizou uma cozinha planejada (Mobiliário Móveis), utilizando adornos, eletro-portáteis e utilitários para o preparo dos alimentos (Camicado), com critérios de setorização e planejamento do espaço. "A organização das cozinhas precisa ser realizada por categorias de peças, preservando tudo aquilo que está em condições de uso para este contexto" explica Mara.

"Eu preciso ver a bagunça de cada espaço, para organizá-lo, com muita ética, sabendo dos hábitos e rotinas de toda à família, para criar soluções", argumenta a organizer. Assim, todas as cozinhas modernas merecem soluções rápidas, para garantir o armazenamento dos itens necessários para o ambiente, onde, cada espécie de espaço requer uma solução organizacional diferente, com uma logística operacional própria, independente de suas dimensões e estilo de decoração. "As cozinhas de um tempo pra cá, tornaram-se a alma da casa, um ambiente que nós utilizamos bastante, praticamente o tempo todo", analisa a profissional.

Uma cozinha bem organizada garante aos usuários a facilidade para o preparo de refeições, otimizando o tempo da elaboração de receitas gourmets diárias, ou, até mesmo, as mais especiais. Atualmente, as portas dos armários planejados apresentam o sistema de abertura por touch, facilitando o seu manuseio para abrir ou fechar. Os revestimentos em laminados com diversos acabamentos, semelhantes a madeiras, apresentam materiais de fácil manutenção, evitando o acúmulo resíduos em suas superfícies.

Saiba organizar

Para iniciar a organização de nossas cozinhas, antes de tudo, precisamos praticar o desapego, eliminando itens e peças deterioradas, e logo em seguida deverá ser realizada a limpeza dos armários com produtos neutros, para seguir a seguinte ordem:

  • Agrupe todos as peças em categorias: bowls, copos, eletrodomésticos, formas, pratos, talheres, travessas, temperos.
  • Cada item deverá permanecera nas proximidades do local onde serão utilizados.
  • Os copos e taças devem ser armazenados próximos as fontes de água, seja filtro ou geladeira, separados em fileiras, começando do mais alto, para o mais baixo, das extremidades dos armários para o centro, sempre dos maiores para os menores, agrupados por materiais, sejam, acrílicos, estanhos, cristais ou vidros.
  • As xícaras devem passar o mesmo processo, sempre em fileiras, com os respectivos pires e pratos de sobremesa enfileirados.
  • Formas e panelas deverão permanecer próximas ao forno e fogão. As cozinhas planejadas já vêem com gavetões para esta finalidade, caso não possua, acomode uma sobre a outra, da maior para menor, com as tampas empilhadas próximas. As tampas também podem ficar invertidas, dentro das respectivas panelas, colocando-as uma sobre as outras.
  • Os alimentos e temperos precisam de um local específico dentro dos armários, uma espécie de despensa, agrupados por categorias: biscoitos, cereais, conservas, enlatados doces ou salgados, especiarias, grãos, massas, temperos. Tudo deverá estar com o prazo de validade em vigor. Você, pode utilizar vidros transparentes, rotulando a data de fabricação com canetas próprias para escrever neste material.
  • Sucos e leites seguem a mesma regra, e podem, ser expostos em prateleiras, sempre enfileirados, como as bebidas.
  • Uma bandeja, com tudo destinado ao café da manhã, pode ser exposta, sobre uma das bancadas, com tudo utilizado por você.
  • Os aparelhos eletrônicos, como batedeiras, liquidificadores, mixers, sanduicheiras, torradeiras podem ser expostos sobre às bancadas, de acordo com à sua função de utilização.
  • Os talheres, devem ser organizados e separados em categorias: colheres, facas e garfos, agrupados sempre com o mesmo estilo de faqueiro, dentro das repartições de gavetas ou em recipientes organizadores existentes no mercado.
  • Os utensílios e utilitários para preparar os alimentos, como espátulas, escumadeiras e colheres em madeira para culinária podem ser expostos próximos ao cooktop ou fogão, como as luvas em silicone, para retirar do forno alimentos super aquecidos em altas temperaturas. Os eletrônicos com um design moderno, podem ser expostos como adornos sobre as bancadas, facilitando o seu manuseio. Caso possua livros de receitas, você, também poderá expô-los em um canto especial, dentro de sua cozinha, facilitando na hora de preparar às receitas gastronômicas e ajudando na decoração, personalizando o seu espaço e deixando-o com a sua cara. Os quadros, gravuras e até pratos, estão em alta, valorizando cada vez mais a decoração das cozinhas atuais, com muito estilo e sofisticação. Mas, você pode configurar dentro deste espaço suas mais belas memórias afetivas, aproveitando bules, xícaras antigas e louças sem par, proporcionando um novo uso para estas peças preciosas. "Eu sou muito ligada nestas coisas de memórias afetivas, de trazer para perto de mim, algo que pertenceu aos meus antepassados, você pode utilizar, uma leiteira de um aparelho antigo e transformá-la em um vaso de flores", ensina a personal organizer.

Para organizar as cozinhas, caso, não possua uma marcenaria planejada, destas que já estão embutidos os gavetões e porta-talheres, outras soluções podem ser encontradas no mercado, como os aramados aéreos para temperos, os porta-panelas para armários e os organizadores de louças, idealizados para agrupar os aparelhos de chá e jantar. Uma casa organizada traz uma sensação de ordem e limpeza, gerando um conforto para os seus habitantes e moradores independente da idade. O design está sempre ao lado da organização das moradias brasileiras, em todos os aspectos. "Nós trabalhos a parte física da casa, trazendo um conforto emocional para os seus moradores", finaliza Mara.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.