Prefeitura lança programa "Nossa Cidade Nossa Casa" Campanha tem o objetivo de conscientizar a população em prol da melhoria do espaço urbano e prestação de serviço

Pablo Cordeiro
*Colaboração
10/8/2009

Na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto, a Prefeitura de Juiz de Fora lançou oficialmente o programa Nossa Cidade Nossa Casa.  Com o objetivo principal de conscientizar a sociedade em busca da qualidade e bem-estar do espaço urbano, o slogan "Quando todo mundo ajuda, fica mais fácil cuidar da cidade" reflete o espírito solidário que almeja a campanha.

O trabalho de conscientização será realizado através da divulgação da campanha em mídia (jornal, rádio, TV, internet), de panfletagem nos bairros da cidade e de distribuição de cartilha educativa, além da realização de peças teatrais nas 112 escolas municipais da cidade. O programa prevê ações conjuntas entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a Companhia de Saneamento e Meio Ambiente (Cesama), a Empresa Municipal de Pavimentação (Empav), a Secretaria de Atividades Urbanas (Sau), a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) e a Guarda Municipal.

"Independente de classe e situação social, cada vez mais nós dependemos de todos para a manutenção dos bens coletivos. Espero que toda sociedade possa colaborar conosco", coloca o prefeito Custódio Mattos (vídeo).

 A participação popular vai ocorrer através do uso de cartões vermelhos, semelhantes aos de jogos de futebol, pelos juizforanos conscientes. Com o cartão, estes demonstrarão a indignação àqueles que desrespeitam as leis.  

A parceria engloba o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. O orçamento direcionado apenas para a divulgação midiática atingiu R$ 200 mil para veiculação até o final do mês. A campanha nas escolas públicas ficará ativa por todo o período de aulas do segundo semestre do ano.

Objetivos

Além da conscientização social, a campanha prevê a despoluição visual no município, o combate à poluição sonora, a reeducação e orientação quanto aos cuidados e depósito correto do lixo, a limpeza e manutenção de lotes vagos, a construção e recuperação de passeios, ruas e abrigos de ônibus, o uso consciente da águae a preservação do patrimônio público.

Medidas

Capa da cartilha do programaSegundo o Diretor-Geral do Demlurb, Aristóteles Faria, "um dos maiores problemas que a instituição enfrenta é o depósito irregular de lixo, seja pelos horários inadequados (sábado e domingo) ou locais inapropriados". Para sanar o problema, a PJF já abriu nova licitação de emergência para 12 caminhões de coleta de lixo e a previsão de estarem nas ruas é para o dia 18 de agosto. Além da medida, o prefeito Custódio Mattos também revelou um convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a reciclagem do material recolhido. Segundo ele, em três meses, pontos em diferentes localidades serão afixados para que o lixo seja depositado e levado para usinas de reciclagem.

Em relação à poluição visual, a secretária de Atividades Urbanas (SAU) Sueli Reis, afirma que a fiscalização está agindo com 20 fiscais diariamente e que oito ações jurídicas sob pena de multa diária já foram tomadas contra os responsáveis por placas e cartazes irregulares. Outra medida que já está em andamento e tem previsão de primeiros resultados para 15 dias é a revitalização de equipamentos urbanos, como a pintura dos abrigos de ônibus e a manutenção dos meio-fios e gradis da área central da cidade. Sobre o problema recorrente de luminárias públicas que não funcionam, Sueli Reis afirma que em, no máximo, 20 dias todas as 900 lâmpadas já estarão trocadas.

Ela também alerta para o problema dos catadores de papel que deixam o material em lugar indevido,d os proprietários de bares que colocam mesas e cadeiras em via de trânsito de pedestres, do uso irregular de faixa promocional e outdoors, dos vendedores ambulantes que não respeitam o espaço público, e dos terrenos baldios, que podem ser focos de doenças. Para solucionar este último, será realizado um trabalho especial junto às Associações de Moradores (SPM) dos bairros.

O Cartão vermelho da solidariedade

> Não suje a cidade.

> Respeite o horário da coleta de lixo.

> Use a água de forma consciente. Não desperdice.

> Não polua rios e córregos.

> Cuide das nossas praças.

> Respeite as leis municipais.

> Ajude no bem-estar de todos. Evite poluição visual e sonora.

> Quando precisar instalar uma placa comercial, consulte, antes, o Código de Posturas do Município.

> Mantenha as calçadas livres e em bom estado.

> Como motorista ou pedestre, respeite as leis de trânsito.

> Não estacione em local proibido. Odebeça a sinalização.

> Preserve o nosso patrimônio

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes