Sexta-feira, 15 de outubro de 2009, atualizada às 19h

Chuva e ventos fortes assustam juizforanos e causam estragos na Zona Norte e Nordeste

Da Redação

A chuva que atingiu Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira, dia 15 de outubro, assustou os juizforanos e causou prejuízos na Zona Norte e Nordeste. As rajadas de ventos atingiram 40 km/h. O pluviômetro da Defesa Civil marcou 31 milímetros de chuva em duas horas.

No Parque das Torres e no Jardim Natal foram registrados alagamentos. No Esplanada, houve uma ameaça de desabamento de cobertura metálica. Em Santa Terezinha, a Defesa Civil foi chamada para fazer vistoria de uma trinca em laje. No Bandeirantes, correu desabamento de um cômodo em construção. Não houve nenhum ferido.

Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, a chuva foi provocada por uma frente fria, que partiu de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro. A quantidade de chuva é considerada normal para a estação das flores, que será marcada por temporais severos em Juiz de Fora e na região. Em outubro do ano passado, a quantidade de chuva foi de 159,10 milímetros.

Previsão

visão da cidade com céu nublado

O 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, emite sinal de alerta de chuva forte nesta sexta-feira, dia 16 de outubro. Há previsão de pancadas de chuva durante todo o final de semana.

Os termômetros em Juiz de Fora, nesta sexta, devem oscilar entre a mínima de 16º C e a máxima de 27ºC. No sábado, 17, e no domingo, 18, a temperatura terá uma ligeira queda e a máxima não deve ultrapassar 24º C.

Dicas para prevenir acidente em época de chuvas
  • Providencie a captação das águas pluviais provenientes dos telhados, lajes e laterais da edificação, guiando-as por tubulações, até a rua situada em nível inferior;
  • Não jogue as águas pluviais na rede de esgoto, porque ela não tem capacidade para escoar líquidos com muita velocidade e em grande quantidade;
  • Não construa fossas sem consulta prévia à Cesama;
  • Verifique periodicamente se existem vazamentos nas tubulações de esgoto e, caso existam, conserte-as rapidamente;
  • Ao construir muros de divisa, direcione corretamente as águas pluviais que incidem sobre a base do mesmo (tubos de drenagem, canaletas impermeabilizadas, etc).
  • Consulte um técnico (engenheiro) quando pretender iniciar escavações para construção de fundações;
  • Não encoste a casa em nenhum talude, seja de corte ou de aterro;
  • Não encoste a casa em nenhum muro de arrimo, ou mesmo não apoie vigas e lajes nestes muros. Os muros de contenção não podem ser paredes de casa.
  • Ao construir sapatas, pilares, vigas e lajes, procure sempre vibrar o concreto no momento da concretagem.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!