Obras de revitalização do Parque da Lajinha já estáo sendo realizadas

Por

Obras de revitaliza??o do Parque da Lajinha j? est?o sendo realizadas
Quarta-feira, 4 de abril de 2012, atualizada às 19h05

Obras de revitalização do Parque da Lajinha já estão sendo realizadas

Da Redação

Foi dado início às obras de revitalização das estruturas do Parque da Lajinha. Serviço de limpeza do terreno e demarcação, por meio de tapumes, das novas edificações, como o quiosque e o pergolado, que servirá para atrair borboletas, já estão sendo feitos. Todo o serviço, que terá um custo R$ 1,1 milhão, deverá estar totalmente concluído no mês de setembro. Assim, o parque está fechado à visitação, estando em funcionamento apenas o campo de futebol.

Em busca de mudar o conceito do parque, o projeto de revitalização vai dotar o local de infraestrutura adequada para educação ambiental e lazer. A obra inclui, ainda, a implantação de internet sem fio gratuita em todo o complexo. O projeto de revitalização do parque está calcado em três pilares: educação ambiental, conscientização ecológica e lazer. O objetivo é implementar o projeto de urbanização, paisagismo e infraestrutura; desenvolver atividades no local que promovam a sensibilização e a conscientização ambiental do público, além de desenvolver atividades com fins didático-científicos.

Todo o complexo será composto por Ecoteca (biblioteca ecológica), cujo acervo contará inicialmente com cerca de mil itens; Sala Verde, que consistirá num espaço socioambiental que atuará como potencial Centro de Informação e Formação Ambiental; Arvorismo, que permitirá o uso de passarelas para se percorrer o ambiente das copas; Viveiro, que consistirá num conjunto de benfeitorias e utensílios, no qual serão empregadas técnicas para possibilitar a produção eficaz de mudas; Orquidário, para cultivo das orquídeas nativas, raras e ameaçadas, e que servirá também como centro de pesquisa, disseminador de informações, cultura e atração turística para a cidade; e um Borboletário, espaço para conscientizar as pessoas a respeito da conservação dos ecossistemas e o respeito pela nossa biodiversidade.

Outras obras

Outras obras estão previstas no projeto, como reflorestamento de algumas áreas, a construção de uma lanchonete; revitalização das trilhas; construção de ponte em arco, colocação de fontes no local; área de lazer para crianças e para eventos, pergolado de madeira, entre outros. O parque receberá gramados de várias tonalidades de verde e mais de 40 espécies de árvores, incluindo frutíferas como jabuticabeira, amoreira e pitangueira.

Os textos são revisados por Mariana Benicá