Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010, atualizada às 17h38

Dnit regional vai solicitar obra de emergência em trecho de BR-265 que cedeu após chuva

Clecius Campos
Repórter

A chefia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) de Juiz de Fora e região vai solicitar à superintendência estadual do órgão a contratação emergencial de obra para reconstituição do asfalto de um trecho da BR-265, próximo a Barbacena, que cedeu após a chuva da madrugada do último sábado, 16 de janeiro.

De acordo com o engenheiro-chefe do Dnit em Juiz de Fora, Edson Ruffo, o documento contendo o tipo de obra a ser realizada e o orçamento será encaminhado a Belo Horizonte nesta terça-feira, 18. "A pista está totalmente interditada, com desvio no km 3 do contorno rodoviário de Barbacena. Para que a situação volte ao normal o quanto antes, a obra precisa ser feita rapidamente." Não há previsão de início dos trabalhos.

Segundo Ruffo, a via é paralela à BR-265 e o desvio não toma muito tempo da viagem. "O tráfego está precário, mas funciona bem." A 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (13ª Cia. PM Ind. Mat) orienta que o trânsito de veículos pesados, como ônibus e caminhões, não seja feito pelo desvio e, sim, por vias urbanas alternativas da cidade de Barbacena.

Conforme o engenheiro-chefe do Dnit, a possibilidade de novas chuvas não traz riscos aos condutores. "A área afetada está completamente isolada com barreira física. Não há como um carro algum passar pelo trecho." No local, houve queda total da pista de rolamento.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes