Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010, atualizada às 18h40

Morre primeiro representante do PT na Câmara Municipal de Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

O primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) eleito em Juiz de Fora, Natanael Elói do Amaral, 57 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro.

Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi encontrado em uma ribanceira na rua Aurora Torres, bairro Santa Luzia, sendo constatado o óbito na chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com dados do boletim de ocorrência, não havia sinais de agressão. O sepultamento está marcado para a próxima quarta-feira, dia 3, às 8h30 no Cemitério Municipal.

Nata, como era conhecido, foi um dos fundadores do PT na cidade, em 1980. Eleito vereador em 1988, cumpriu mandato entre 1989 e 1992, sendo responsável pelo projeto de lei, de 1989, que implantou a Tribuna Livre. Outro projeto de lei de Natanael, de 1991, diz respeito à alienação dos terrenos públicos municipais utilizados como campos de futebol amador. Em 1989, o então vereador apresentou requerimento que verificava a possibilidade de realização de obras de acessibilidade nas dependências da Câmara Municipal.

Para o presidente da Câmara, o vereador Bruno Siqueira (PMDB), a morte de Natanael representa uma perda para toda a cidade. "O primeiro nome do PT no Legislativo trouxe benefícios não só para sua comunidade, o bairro Santa Luzia, mas para Juiz de Fora como um todo." Para o militante do PT e integrante do Centro de Referência da Cultura Negra de Juiz de Fora, José Geraldo Zaca Azarias, a morte de Natanael significa a perda de referência de militância para a comunidade de Santa Luzia. "Aquele foi seu primeiro núcleo de atuação. Lamentamos muito."

Como líder comunitário, Natanael ocupou a presidência e várias diretorias da Sociedade Pró-Melhoramentos do bairro Santa Luzia, onde atuou por mais de dez anos. Foi um dos fundadores do Grupo de Consciência Negra no local, além de presidente da Comissão de Ações Contra a Discriminação e Promoção da Igualdade. Em 2002, Natanael foi homenageado pela Câmara Municipal com a entrega da Medalha Nelson Silva, conferida a pessoas físicas e jurídicas com importante envolvimento na produção e na difusão de manifestações culturais e sociais da raça negra.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes