Segunda-feira, 15 de março de 2010, atualizada às 19h

Volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros do esperado para o mês de março na cidade

Aline Furtado
Repórter

O volume de chuvas registrado em Juiz de Fora nos 15 primeiros dias de março já está 70 milímetros acima da média esperada para o mês. Segundo dados do 5º Distrito de Meteorologia, a cidade registrou entre os dias 1º e 15 deste mês, 270,7 milímetros, sendo que a média histórica da cidade é de 198,3 milímetros.

De acordo com a meteorologista do 5º Distrito, Anete Fernandes, no último final de semana choveu o equivalente a 28,13 milímetros. "Entre 21h do último sábado, dia 13, e 9h de domingo, dia 14, foram 14,6 milímetros. Já entre 21h de domingo, 14, até as 9h desta segunda, 15, foram registrados 14,7 milímetros."

A meteorologista explica que a queda verificada na temperatura não foi grande, apesar das precipitações. Na última sexta-feira, 12, a máxima foi de 32º C; no sábado, 13, de 31,3º C; no domingo, 14, de 30,6º C. Já nesta segunda, 15, a máxima verificada foi de 30º C. "Percebemos que a queda não foi tão significativa. Além disso, verificamos uma sensação de abafamento, o que pode ser explicado pelo aumento de nebulosidade, o que acarreta o aumento da sensação térmica."

Além da chuva, a Cemig registrou a incidência de 427 raios na Zona da Mata no último domingo, 14. Deste total, 87 foram contabilizados em Juiz de Fora. No último sábado, 13, foram 134 raios em toda a região. Segundo informações da Cemig, Minas Gerais é o quarto Estado do país no ranking de descargas atmosféricas, com a média anual de 1,05 milhão de raios.

Mais de 30 ocorrências

Entre 18h da última sexta-feira, 12, e 17h desta segunda-feira, 15, a Defesa Civil registrou 32 chamados na cidade. A maioria das solicitações está relacionada a destelhamentos parciais, a escorregamentos de talude, além de orientações técnicas preventivas.

No bairro Alto do Santo Antônio, houve destelhamento de três moradias nas ruas Porto Seguro, Coragem e Vencedores. Os outros registros de destaque foram nos bairros Santo Antônio, Tigüera e Santa Rita. No total, foram dez chamados na região Leste, oito na Norte, sete na Sudeste, três no Sul, dois na Nordeste, um no Centro e um na Oeste (ver mapas).

Frente fria

Devido à passagem de uma frente fria pela região, a temperatura deve cair na Zona da Mata na próxima terça-feira, dia 16. A previsão é de céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas de moderadas e fortes, trovoadas e rajadas de vento. A temperatura máxima deve ser de 27º C e a mínima de 19º C. Segundo a meteorologista, a partir da quinta-feira, dia 18, o tempo deve melhorar.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!