Quarta-feira, 30 de junho de 2010, atualizada às 16h59

Parlamento Jovem se reúne para escolher propostas sobre o meio ambiente

Carolina Gomes
Repórter

Os integrantes do Parlamento Jovem de Minas ser reuniram na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 30 de junho, para eleger as nove propostas sobre meio ambiente e resíduos, que serão apresentadas para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Parlamento é formado por alunos do Ensino Médio do Colégio dos Santos Anjos, Colégio Santa Catariana e Escola Estadual Coronel Antônio Alves. A princípio foram formuladas 45 propostas, que resultaram nas 15 apresentadas nesta quarta na Câmara. Destas, nove serão expostas na ALMG, em Belo Horizonte, pelos alunos representes de cada escola.

As propostas são divididas em três subtemas: produção - consumo e desperdício; destinação - lixões e aterros; reaproveitamento - coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva dos catadores de papel.

O sociólogo do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal, Sérgio Dutra, conta que o projeto Parlamento Jovem de Minas existe há sete anos e é a primeira vez que escolas de outras cidades participam, além de Belo Horizonte. Ele ressalta a importância do projeto para os alunos e para a cidade. "É uma iniciativa que visa reforçar a democracia e a cidadania dos jovens."

A coordenadora do Ensino Médio do Colégio dos Santos Anjos, Maria Aparecida Corrêa, afirma que a questão ambiental é um tema bastante trabalhado e que a iniciativa permite que seja dado um destaque ao tema. "Tentaremos implantar as propostas não selecionadas pelo menos dentro da escola", declara. Maria Aparecida ressalta ainda que um projeto de iniciação científica da instituição abordou o tema meio ambiente, com base nas propostas criadas pelos alunos.

A aluna do 2º ano do Colégio Santa Catarina, Betariz Guedes Mattozo, ficou empolgada ao participar da criação das propostas. "O sentimento que surgiu em função do Parlamento motivou a criação de um grêmio no colégio." Para a aluna do Colégio dos Santos Anjos, Izabela Themas, a participação política dos jovens é muito importante. "Ajuda na formação de uma opinião crítica para a vida tanto eleitoral, quanto para a cidadania." Izabela será uma das representantes de sua equipe em Belo Horizonte e diz estar bastante confiante com relação às propostas.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!