Sexta-feira, 1 de outubro de 2010, atualizada às 18h09

Prefeitura estuda solução para excedentes da Guarda Municipal

Clecius Campos
Repórter

Na próxima semana, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pretende tomar uma posição sobre a possível contratação de mais servidores para a Guarda Municipal. Desde 12 de junho deste ano o concurso está prorrogado e até o momento a corporação continua operando com 135 servidores.

Dos 433 candidatos aptos pelo concurso, 150 foram convocados. Dessa forma, pelo menos 283 esperam ser chamados para integrar a corporação. Segundo um dos candidatos excedentes, José Guedes, a notícia é vista com boa expectativa. "Espero que a convocação seja em breve, já que a efetivação depende do curso. O primeiro durou quatro meses. Se quiserem formar o pessoal para atuar em janeiro, a secretaria [de Administração e Recursos Humanos] terá apenas três meses."

A contratação de mais membros para a corporação tem sido adiada sistematicamente. Em agosto de 2009, o remanejamento de guardas do Centro para atender a demanda em outros locais da cidade já indicava a necessidade de mais contratações. Na ocasião, a previsão era de convocar mais servidores até fevereiro de 2010. Em fevereiro, um grupo de excedentes fazia pressão para que a efetivação ocorresse antes de 3 de julho, data em que o concurso perderia validade, se não fosse prorrogado. Na época, a notícias era de convocação entre junho e julho de 2010.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken