Sexta-feira, 29 de outubro de 2010, atualizada às 19h

Vale-transporte de papel será vendido até o dia 16 de novembro. Validade vai até maio de 2011

Aline Furtado
Repórter
Vales

A partir do dia 16 de novembro, não serão vendidos mais vales-transporte de papel. A partir desta data, a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) passa a comercializar apenas créditos para cartões eletrônicos Passe Fácil.

Com isso, os usuários que ainda possuem vales de papel devem ficar atentos para a validade dos mesmos, que vai até o dia 16 de maio de 2011. "Serão seis meses de validade, independentemente da data de emissão. A partir daí, a passagem será paga apenas em dinheiro ou por meio da bilhetagem eletrônica", afirma a gerente de Recursos Humanos da Astransp, Cláudia Ferreira.

De acordo com a ela, a aceitação da bilhetagem por parte dos usuários tem sido positiva, o que pode ser explicada pela forma de implantação, que vem sendo feita desde 2007. "Fizemos de forma gradativa, por segmento, e já registramos adesão de 50% das empresas da cidade." Ela afirma que não foram notificados problemas durante a fase de implantação.

Cláudia explica que os cartões Passe Fácil são divididos em categorias, duas delas são o Vale-transporte, concedido por meio de vínculo empregatício, e o Comum, destinado ao uso pessoal e familiar. "A diferença é que, no caso do cartão Vale-transporte, não há como o mesmo cartão ser validado no mesmo coletivo em um intervalo menor do que 30 minutos. Já o cartão Comum não tem essa limitação, podendo ser usado no mesmo validador sem que haja intervalo de tempo.

Além das duas categorias, existem os cartões destinados a passageiros que têm direito à gratuidade, como idosos, deficientes e estudantes. "Estamos orientando os idosos a efetuarem o cadastro, a fim de que tenham livre circulação nos coletivos, pois a passagem pela roleta só será feita se o idoso portar o cartão eletrônico."

Nos casos em que o usuário idoso apresente apenas o documento de identidade, a viagem deve ser feita na parte dianteira do ônibus, o que pode causar aglomeração. O processo de cadastramento de idosos é contínuo, visto que, a cada mês, novos usuários completam 65 anos e passam a ter direito ao benefício.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken