Obras na Independência provocam atraso no transporte coletivoUsuários chegaram a esperar duas horas por ônibus na última segunda-feira. Os congestionamentos durante o dia têm atrapalhado também os horários noturnos

Clecius Campos
Repórter
10/11/2010
Foto de ponto de ônibus

A aproximação das obras viárias na avenida Independência com o Centro da cidade tem provocado atraso no transporte coletivo. Usuários reclamam de esperar até duas horas em pontos de ônibus. As demoras mais significativas ocorreram nas últimas segunda-feira, 8 de novembro, e sexta-feira, 6. O morador do bairro São Mateus, Álvaro Andrade, conta que, na última segunda, chegou ao ponto às 19h20 e o ônibus só apareceu às 20h25.

"Foi mais de uma hora de espera por um ônibus que tem o itinerário bem curto. Nenhuma obra justifica o atraso à noite." Ao reclamar da demora, Andrade ouviu do motorista uma resposta que considerou indelicada. "Ele me disse ironicamente que tinha demorado, pois estava se divertindo em um bar. Sei que não era verdade, talvez nem tenha falado por mal, mais isso não é resposta que se dá a um usuário." Sobre o atraso, Andrade conta que sua esposa passou por situação ainda pior. Naquele mesmo dia, ela teria esperado pelo ônibus das 17h10 às 19h. "Duas horas esperando o ônibus é muito tempo."

Além das obras, Andrade acredita que a alteração no itinerário da linha 524 também proporciona atraso. "Extinguiram a linha 554 e prolongaram o trajeto da 524, para atender ao público que vai ao shopping [na avenida Independência]. Isso aumentou o fluxo de passageiros, o que aumentou também o número de paradas. Em vez de colocar mais ônibus, parece que foi mantido ou que reduziu. É a impressão que tenho." Ele reclama também que o atraso é frequente no sentido São Mateus-Centro. "As pessoas preferem dividir o valor de um táxi, tamanha é a demora."

O morador do bairro Santa Luzia, Renato Costa, também teve problemas com o horário do ônibus na última segunda-feira, 8. Ele esperou cerca de uma hora até conseguir embarcar do Centro para casa. "Parecia que os ônibus estavam atrasados e o número de pessoas foi só aumentando. Então, os carros passavam todos lotados. Não tinha como entrar." Ele conta que precisou entrar no veículo pela porta de trás — utilizada para o desembarque — e pedir que os demais usuários do transporte levassem o cartão até o cobrador. "Além de esperar todo esse tempo, tive que passar por esse constrangimento. No dia seguinte, liguei para a Settra [Secretaria de Transporte e Trânsito] e o funcionário me informou que a tendência era piorar por conta das obras no Centro."

Obras de dia repercutem nos horários da noite

A Settra confirma que ocorreram atrasos mais significativos nas últimas segunda e sexta, devido às obras da avenida Independência próximas à região central. O congestionamento de carros de passeio em vias adjacentes pode ter levado à retenção na pista central da avenida Rio Branco durante o dia. Os atrasos ao longo do expediente repercutiram nos horários noturnos de circulação. A previsão é de que as obras na avenida Independência terminem no final da próxima semana.

Especificamente sobre o bairro São Mateus, a assessoria de comunicação da Settra esclarece que a linha 554 foi extinta, mas que o veículo que a atendia foi direcionado para a linha 524, que agora conta com quatro carros. A expansão do itinerário ocorreu para atender à demanda de crescimento ocorrida na região nos últimos anos.

Em relação à dificuldade do morador de Santa Luzia, a assessoria informou que a região é a mais bem atendida da cidade no tocante ao serviço de transporte público. Seis linhas, com 15 veículos, atendem ao bairro, além dos demais ônibus que utilizam a rua Ibitiguaia como corredor.

A assessoria de comunicação da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) informa que reclamações sobre o atendimento de motoristas e cobradores podem ser feitas diretamente às empresas ou à Settra. As denúncias são apuradas. A Astransp afirma ainda que os profissionais de todas as empresas passam por capacitações para o cargo que incluem noções de educação e gentileza.

Trabalhadores também sofrem com obras

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro), Paulo Avezani, afirma que os trabalhadores também estão sofrendo com as obras. Ele aponta a falta de agentes de trânsito próximos às intervenções para orientar os motoristas. "O problema é a incapacidade de planejamento da Settra. Percorremos os pontos em obras nesta segunda-feira, 8, e não verificamos a presença dos agentes. Sem eles o trânsito fica confuso."

Segundo Avezani, o sindicato está atento às possíveis penalidades que os motoristas sofram, caso os atrasos continuem. "Se os trabalhadores forem autuados e, eventualmente, multados, tomaremos providências sérias." A assessoria da Settra informa que há 14 agentes de trânsito atuando especificamente nos pontos de obras. Dois deles agem em regime de patrulhamento dos locais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken