Sexta-feira, 12 de novembro de 2010, atualizada às 18h

Polícia Civil apreende cerca de 30 quilos de pasta base de cocaína

Aline Furtado
Repórter
Droga apreendida

Duas ações da Polícia Civil (PC) de Juiz de Fora, realizadas na última quinta-feira, 11 de novembro, culminaram na apreensão de um total de cerca de 30 quilos de pasta base de cocaína.

A quantidade daria para produzir 100 quilos de cocaína que, se vendida, renderia R$ 1 milhão. Além disso, sete pessoas ligadas ao tráfico de drogas na cidade foram presas e quatro veículos foram apreendidos.

Em uma das ações, a PC interceptou um veículo que trazia 26 tabletes de cocaína, o equivalente a 27 quilos da droga, de Belo Horizonte. Segundo o delegado responsável pela operação, Fernando Camarota Filho, o material pertencia a um detento da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana da capital.

"Ele, condenado a mais de 50 anos por tráfico de drogas, comandava a quadrilha de dentro da penitenciária. Lá mesmo fechou a compra da droga com outro presidiário. O material seria distribuído em Juiz de Fora." Segundo o delegado, parte da distribuição seria feita pelo próprio detento, aproximadamente metade seria repassada por um traficante do bairro Vila Ideal e o restante seria distribuído por outros dois traficantes da cidade.

Entre os presos está o motorista do automóvel que transportava a droga, além de três homens que receberiam a carga, nos bairros Barreira do Triunfo e Poço Rico. Um dos presos portava 25 quilos de ácido bórico, substância usada no refino da cocaína. Os quatros homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o mesmo crime, e, em seguida, encaminhados ao Ceresp. "Pelo menos três dos principais traficantes da cidade foram presos nessas ações. O objetivo principal da Polícia Civil é desarticular o tráfico local com prisões e operações constantes", destacou Camarota.

Mais dois quilos de pasta base

Também na última quinta-feira, outra ação da PC apreendeu dois quilos de pasta base de cocaína, encontrada em uma residência no bairro de Lourdes. Durante a operação, três homens foram presos e apreendidos um veículo e material para refino da droga, como oito quilos de cafeína em pó e dez tubos de cloridrato de lidocaína em gel.

Segundo informações da PC, a ação foi fruto de mandados de busca e apreensão, que levaram os policiais à residência de um homem considerado o gerente da quadrilha e à casa de outro homem, que seria responsável por guardar e refinar a droga. Durante a operação, foi preso, ainda, no bairro Bom Jardim, o dono do material.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken