Terça-feira, 16 de novembro de 2010, atualizada às 10h21

Área de instabilidade provoca queda de 10° C na temperatura

Isabela Lobo
Colaboração*

O feriado da Proclamação da República foi marcado por queda de temperatura e chuva.  As mudanças são resultado de uma área de instabilidade, fenômeno que provoca a formação de nuvens. Além disso, uma massa de ar frio vinda do Sul do país em direção ao Atlântico atua em todo o Estado.

Segundo o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, Claudemir de Azevedo, os termômetros chegaram a registrar queda de 10° C na temperatura desde a última sexta-feira, 12 de novembro, quando a máxima caiu de 26º C para 16º C.

É comum que o período da primavera seja marcado por grandes volumes de chuva, porém, a queda de temperatura não é frequente. Durante o fim de semana, os termômetros registraram as menores temperaturas desde o início da estação, com máxima de 18° C e mínima de 14º C, superando as mínimas do mesmo período do ano passado. A previsão é de que durante todo o mês chova cerca de 216 mm. Até então já foram registrados 105 mm, índice considerado normal.

Os fenômenos devem deixar de atuar na região na próxima quinta-feira, 18 de novembro, causando aumento nas temperaturas, com máxima prevista de 24º C. Porém, as chuvas continuam, com previsão de céu limpo apenas para o sábado, 20.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken