Terça-feira, 30 de novembro de 2010, atualizada às 16h30

Primeiro dia da Operação Alerta Vermelho notifica 80% dos shopping centers vistoriados na região central

Aline Furtado
Repórter

O primeiro dia da Operação Alerta Vermelho, realizada pelo Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira, 30 de novembro, constatou irregularidades em oito shopping centers dos dez localizados na região central de Juiz de Fora. A intenção da operação é fiscalizar estabelecimentos comerciais e orientar os responsáveis quanto ao cumprimento da legislação, a fim de garantir a segurança durante o período de compras de Natal.

Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Henrique Zanganelli, os responsáveis pelas áreas comuns dos espaços vistoriados nesta terça-feira serão notificados e terão o prazo de 60 dias para que providenciem a adequação dos problemas verificados. "Todas as irregularidades são referentes à falta de manutenção nas condições de uso, como problemas na bomba contra incêndio e falta de iluminação de emergência, por exemplo." De acordo com Zanganelli, embora o número de irregularidades tenha sido alto, o saldo foi considerado positivo, já que não há risco iminente à segurança das pessoas.

A ação contou com efetivo de 38 bombeiros e seis viaturas. A operação continua na manhã da próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, quando serão vistoriadas galerias comerciais da região central, além de shopping centers dos bairros Manoel Honório e Benfica.

"A realização da fiscalização no início do mês de dezembro visa garantir que o comércio ofereça segurança aos consumidores, principalmente durante o final do ano, quando a aglomeração de pessoas é maior. Trata-se da época em que os estoques de mercadoria são reforçados, o que pode aumentar o risco, caso não haja cumprimento das normas. Por isso, a manutenção preventiva é de fundamental importância." Se a irregularidade verificada pelos bombeiros colocar a população em risco iminente, o estabelecimento poderá sofrer interdição parcial.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken