Quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, atualizada às 19h

JF contabiliza 208 ocorrências provocadas pelas chuvas em menos de três dias

Aline Furtado
Repórter

Desde a última segunda-feira, 10 de janeiro, até esta quarta-feira, dia 12, Juiz de Fora contabiliza 208 ocorrências provocadas pelas chuvas. Entre as 18h de terça-feira, dia 11, e as 16h45 desta quarta-feira, 12, foram 93 chamados, segundo a assessoria da Defesa Civil. Nesta quarta, mais quatro imóveis e uma rua sofreram interdição devido ao risco aos moradores. As famílias foram orientadas a procurar abrigo na casa de parentes e amigos.

No bairro Dom Bosco, o imóvel de número 508 da rua Silvério Silva foi interditado devido ao risco provocado por trincas na residência após escorregamentos de terra. No bairro Granbery, dois imóveis, localizados na rua Julieta Andrade, foram interditados após a queda de um barranco, ainda que não haja comprometimento das estruturas, mas existe o risco de mais terra cair sobre o acesso às casas.

No bairro Jardim de Alá, uma casa foi interditada na rua Elvira Bellei após a desestabilização causada pela escavação para a construção de um muro. Já no bairro Bonfim, um trecho da rua Ouro Fino foi interditado devido à queda de barranco.

Entre as ocorrências desta quarta-feira, a região Leste foi a mais atingida, com 27 chamados. Em seguida, veio a Sul, com 17; a Norte, com 16; a Sudeste, com 13; a Nordeste, com 9; a Oeste (ver mapas), com 7; e, por fim, a região central, com 4 ocorrências. Ao todo, foram 21 escorregamentos de taludes, 26 ameaças de escorregamento de taludes, 12 trincas em paredes e 11 orientações técnicas preventivas.

BR-040 opera em mão dupla

A BR-040 está operando em mão dupla na altura da cidade de Três Rios (RJ), entre os quilômetros 30 e 33. A mudança foi feita em função do alagamento da pista do sentido Rio de Janeiro, provocado por uma barreira da região. A mão dupla é em sistema de pare e siga.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken