Quinta, 29 de mar?o de 2007, atualizada ?s 16h40

Prazo para vacina??o contra febre aftosa termina s?bado

O Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA) de Juiz de Fora alerta produtores rurais da Zona da Mata para o prazo final da vacina??o contra febre aftosa. Os produtores tem at? s?bado, dia 31 de mar?o, para imunizar o gado.

At? o final da semana o IMA espera contabilizar o percentual de imuniza??o dos rebanhos na regi?o. A ?rea de abrang?ncia que Juiz de Fora cobre atualmente ? de cerca de mil propriedades rurais, totalizando um rebanho de 45 mil cabe?as entre bovinos e bufalinos.

Curiosidade

A febre aftosa foi descoberta na It?lia no s?culo XVI. No s?culo XIX, a doen?a foi observada em v?rios pa?ses da Europa, ?sia, ?frica e Am?rica. Com o desenvolvimento da agricultura houve tamb?m uma grande preocupa??o em controlar esta enfermidade e no in?cio do s?culo passado v?rios pa?ses decidiram combat?-la.

A enfermidade agora est? presente de forma end?mica em algumas regi?es da ?sia, Am?rica do Sul, ?frica e no Oriente M?dio. Surtos da doen?a tem ocorrido em alguns pa?ses como Gr?cia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Jap?o e recentemente, no Reino Unido. Os preju?zos s?o causados pelas perdas diretas devido aos sinais cl?nicos, com conseq?ente queda na produ??o, e pelas perdas indiretas atrav?s dos embargos econ?micos impostos pelos pa?ses importadores.