Terça-feira, 18 de janeiro de 2011, atualizada às 19h41

Sessenta homens do Exército de Juiz de Fora dão apoio na região Serrana do Rio

Clecius Campos
Repórter

Sessenta homens do 10º Batalhão de Infantaria Motorizada e do 4º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro em Juiz de Fora dão apoio a duas cidades da região Serrana castigadas com as frequentes chuvas nos locais. Os pelotões trabalham nas cidades de Areal e de São José do Vale do Rio Preto, com missões específicas. Trinta estão em Areal, realizando o carregamento e o transporte de donativos dos postos de arrecadação aos centros de distribuição, montados em escolas e igrejas. Já em São José do Vale do Rio Preto, o grupo tem tarefa de controle, conforme explica o general da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Walmir Almada Schneider Filho.

"Em São José, o trabalho é de controlar o acesso a duas pontes importantes na cidade: a ponte de Águas Claras, que liga à cidade de Petrópolis, e a ponte Vermelha, a única do Centro que continuou de pé", diz, contando que o município perdeu quatro outras pontes, pois o rio que corta a cidade subiu cerca de três metros acima do normal. "As pontes estão com as cabeceiras comprometidas e não há como passar carros pesados. O município pediu a ajuda do Exército, pois a cidade possui apenas quatro policiais militares, que já não estavam conseguindo controlar a situação." O general esteve pessoalmente no local e, após a visita, decidiu enviar a tropa de 60 oficiais.

Além do controle de trânsito, os soldados juiz-foranos atuam na segurança de cinco pontos sensíveis, que passaram a ser alvos de saques. Entre os pontos, o prédio da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto, destruído pelas chuvas, mas que ainda mantém, no segundo piso, os mais diversos documentos oficiais. "Estavam acontecendo tentativas de saques também nos centros de distribuição de donativos." Os pelotões juiz-foranos contribuem ainda com a disposição de três viaturas pequenas e seis caminhões com capacidade de cinco toneladas para o apoio aos trabalhos.

Segundo Schneider, a expectativa é de que a situação seja normalizada em breve, uma vez que a brigada juiz-forana tem outra missão definida para meados de fevereiro. "Vamos enviar homens para o controle da situação do Morro do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. Embora não sejam os mesmos oficiais, é preciso que a brigada esteja guarnecida aqui. A demanda pelos oficiais da cidade ocorreu pois o grupo que daria o apoio na favela carioca seria de Petrópolis, mas eles estão controlando a situação dos estragos das chuvas em Friburgo e região." A previsão é de que a tropa juiz-forana esteja empenhada na região Serrana do Rio de Janeiro até a próxima semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken