Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011, atualizada às 19h

Novo prédio da Câmara de Juiz de Fora pode sair do papel

Aline Furtado
Repórter

Um encontro entre o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), Carlos Bonifácio (PRB), e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Luiz Guilherme de Campos, nesta quinta-feira, 27 de janeiro, definiu a possibilidade de uma parceria para a construção do novo prédio do Legislativo.

Na ocasião, um prospecto do projeto arquitetônico foi entregue ao superintendente. "Esta é uma das grandes metas da nova mesa diretora da Câmara. Estamos satisfeitos porque percebemos que a ideia foi muito bem aceita por parte da Caixa", destaca Bonifácio.

Para a construção da nova sede, no Terreirão do Samba, ao lado do prédio do Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a parceria prevê que o banco arque com a construção em troca da concessão de uso do Palácio Barbosa Lima e do Anexo Ignácio Halfeld, ambos atualmente ocupados pelo Legislativo. A transação já está autorizada pelo Executivo.

Segundo o presidente da Câmara, um dos principais benefícios da mudança seria a ampliação do espaço para atendimento ao público. "Hoje, a qualidade de atendimento ao público não é maior devido ao pouco espaço disponível." De acordo com o projeto, elaborado pelo arquiteto Rogério Mascarenhas em 2005, o novo prédio será construído em uma área de terreno de 2.767 metros quadrados e terá um total de sete andares, que abrigarão 21 gabinetes, plenário e uma galeria com capacidade para 276 assentos. O terreno está disponível para a obra, conforme previsão da lei 10.985/2005.

O superintendente da Caixa informou que será necessário avaliar a proposta, a fim de verificar se a concepção da iniciativa se enquadra aos parâmetros da Caixa. Segundo ele, mais informações deverão ser solicitadas posteriormente, assim como deverá ser designado um engenheiro para conhecer as dependências do Legislativo e verificar se atende às necessidades de utilização da instituição bancária.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken