Quarta-feira, 6 de julho de 2011, atualizada às 18h45

Cadeia de Santos Dumont passa a ser administrada pela Seds

Da Redação

Desde a última terça-feira, 5 de julho, a cadeia de Santos Dumont vem sendo administrada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A unidade ficava a cargo da Polícia Civil. De acordo com informações da Seds, esta é a 11ª cadeia assumida pelo Estado durante o ano de 2011. A previsão é que, até o final do ano, outras 22 passem para o controle da Defesa Social.

Com a mudança, a cadeia passa a funcionar como presídio, o que promove mudanças estruturais, como o uso obrigatório de uniforme e alterações no sistema de visitas. Estas somente serão permitidas após os familiares efetuarem o cadastro na portaria, mediante apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. Até a adequação, as visitas ficarão suspensas durante período equivalente a trinta dias.

Outra mudança é que todos os detentos passam a ser obrigados a manter os cabelos raspados. No presídio, os detentos receberão atendimento jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias. A segurança da unidade prisional passa a ser feita por agentes penitenciários.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken