Segunda-feira, 4 de abril de 2011, atualizada às 13h02

Bombeiros buscam corpo de homem afogado em lagoa próxima ao Salvaterra

Victor Machado
*Colaboraçào

O Corpo de Bombeiros fazem busca por um homem que desapareceu em um local conhecido como Lagoa Bonita, no km 805, da BR-040, próximo ao Salvaterra. A vítima, com idade não informada, teria caído da garupa de um jet ski, após uma manobra brusca, e se afogado. O acidente aconteceu por volta das 18h de domingo, 3 de abril. As buscas foram paralisadas durante a noite e voltaram na manhã desta segunda-feira, 4 de abril.

De acordo com o assessor de comunicação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, capitão Marcos Moreira Santiago, a corporação trabalha com a possibilidade mínima de encontrar a vítima viva. "Não podemos descartar a possibilidade, mas são pequenas. Somente se a vítima conseguiu nadar até a margem e se refugiu em algum local." Uma equipe com quatro bombeiros está na lagoa, realizando mergulhos para encontrar a vítima. Ele afirma que o local é de difícil acesso, já que o único meio de chegar até lá é por uma estrada de terra. "Com a chuva, a chegada de veículos fica complicada, mas já voltamos a realizar as buscas."

A lagoa possui 2.500 m² e uma profundidade aproximada de cinco metros. "O Corpo de Bombeiros considera qualquer local perigoso para frequentar, independente da profundidade, correnteza e outros fatores. É preciso cuidado, ainda mais em um local com cinco metros de profundidade. É uma lagoa com dimensões grandes". O capitão explica que existem várias técnicas diferentes para buscas submersas. "São realizados mergulhos em apineia, quando não utilizamos equipamentos, e, também, mergulhos com equipamentos."

Prevenção

Para prevenir afogamentos, o Corpo de Bombeiros recomenda não entrar em áreas desconhecidas, nadar sempre em locais com salva-vidas ou em piscinas, evitar saltar em cachoeiras, rios, lagos, entre outros, por não saber os perigos como profundidade e correnteza. Outra recomendação é não entrar na água após ter consumido bebida alcoólica. 

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!