Terça-feira, 26 de abril de 2011, atualizada às 18h59

Moradores de diferentes regiões de JF sofrem com o atraso na coleta de lixo

Aline Furtado
Repórter
Lixo acumulado

Moradores de diferentes regiões de Juiz de Fora reclamam do atraso na coleta de lixo, que chega a ser de mais de uma semana em alguns locais. "Este é um problema frequente. Basta ter algum feriado que a coleta fica toda descontrolada. E somos nós quem arcamos com os problemas", reclama a moradora do bairro Cascatinha, Maria Aparecida Rangel.

Quem também reclama da falta de coleta é o comerciante do bairro Santa Efigênia, Mário Virtuoso da Silva. "O lixo está se acumulando na esquina próxima a minha loja e isto é terrível porque o risco de aparecerem ratos e baratas aumenta, sem falar na grande quantidade de mosquitos e no cheiro forte", aponta o proprietário de um mercado. De acordo com Silva, a falta de coleta é anterior ao feriado.

Entre os bairros mais afetados pelo atraso, segundo informações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), na coleta de lixo estão o Sagrado Coração, o Santa Efigênia, o São Benedito, o Santa Cândida, Nova Era, Jardim dos Alfineiros, Olavo Costa, São Mateus, Costa Carvalho e Cascatinha (ver mapas). "A previsão é que a coleta seja normalizada nesta quarta-feira [27 de abril], ainda que os bairros afetados não tenham coleta prevista para este dia da semana", afirmou o diretor de operações do Demlurb, José Fabiano de Resende.

Segundo ele, o atraso ocorreu devido ao feriado prolongado de Tiradentes e da Semana Santa e às chuvas. "Quando temos o que chamamos de feriados casados, ou seja, em dois dias consecutivos, sempre temos problemas de atrasos. Mas já estamos trabalhando em esquema especial, a fim de minimizar os prejuízos à população."

Conforme informações do Demlurb, nesta terça-feira, dia 26, o atraso correspondeu a apenas 10% dos bairros. O serviço de coleta do Demlurb atende a 98% da população de Juiz de Fora, sendo recolhidas, por dia, 477 toneladas de lixo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken