Quinta-feira, 28 de abril de 2011, atualizada às 13h30

Estudante juiz-forana é presa com quase 5 kg de cocaína em aeroporto de Pernambuco

Victor Machado
*Colaboração
Mala apreendida pela Polícia Federal

Uma estudante juiz-forana de 21 anos foi presa na madrugada desta quinta-feira, 28 de abril, pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife, Pernambuco, com 4,7 kg de cocaína. Toda a droga estava escondida em três malas e vinha da Colômbia, destino a Bélgica. A mulher não tinha antecedentes criminais, mas pode pegar 20 anos de reclusão por tráfico internacional de entorpecentes. Ela está presa na Colônia Penal Feminina, em Pernambuco.

Segundo informações da assessoria de imprensa da PF de Pernambuco, a largura das malas que a jovem carregava gerou a suspeita e, depois de passar pelo Raio X, foi constatado que havia um objeto estranho dentro dela. A mulher foi levada para o guichê da PF e apresentou contradições ao ser interrogada. Em uma busca minuciosa, foi encontrada a cocaína com alto grau de pureza.

Destino

Durante o interrogatório, a estudante afirmou que pegou as três malas em Florianópolis, com uma pessoa desconhecida, para levá-las para Bruxellas. De Recife, a suspeita faria uma escala em Lisboa e seguiria para a Bélgica. Ela receberia R$ 15 mil após a entrega da cocaína. Ainda de acordo com a PF, o destino da droga não está na rota do tráfico, o que dificulta a fiscalização.

Além da droga, foram apreendidos o passaporte da estudante, passagens aéreas, cartões de embarque, um celular, um notebook, uma câmera fotográfica e 200 euros. Desde outubro de 2010, a estudante fazia intercâmbio cultural na Irlanda.

Agente vistoria a mala

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken