Letreiros dos ?nibus vão ter padvão ?nico

Por

Letreiros dos ônibus vão ter padrão único Modificação introduz o conceito de sistema de transporte acessível. Letras deverão ter 15 centímetros de altura

Daniele Gruppi
Repórter
15/5/2010

Os letreiros dos ônibus vão ter padrão único a partir de julho, em todo o país. Trata-se da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 14022:2009, que estabelece os parâmetros e critérios técnicos de acessibilidade a serem observados em todos os elementos do sistema de transporte coletivo de passageiros de características urbanas.

Dessa forma, não só os letreiros deverão ser modificados, como outros aspectos, por exemplo, assentos para obesos, espaço para os cadeirantes e rampa de acesso. Os novos padrões foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Segundo o engenheiro Eduardo Cazoto Belopede, que coordenou a elaboração da norma, a mudança preconizada na ABNT NBR 14022 foi introduzir o conceito de sistema de transporte acessível, no qual vários elementos devem interagir para possibilitar a recepção e o deslocamento de uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com conforto e segurança, por toda a rede que compõe o sistema regulamentado. O chefe substituto da divisão de programas de avaliação da conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, complementa que a iniciativa visa estimular a inclusão social.

De acordo com as novas regras, seja para ônibus novos ou para adaptação daqueles em circulação, os letreiros de pano oleado (tecido) devem apresentar a cor amarelo-limão (ou verde-limão) e os letreiros eletrônicos devem apresentar a cor amarelo âmbar ou branco. Além disso, as letras terão que medir 15 centímetros de altura, o que dever permitir ao passageiro enxergar o destino do ônibus, a pelo menos 50 metros de distância, mais ou menos meio quarteirão. "As medidas garantem visibilidade e legibilidade", diz Belopede.

A doméstica Fátima da Silva aprova a padronização dos letreiros. Ela conta que uma vez pegou a linha Granjas Triunfo, achando que era Granjas Bethânia. "Acabei me atrapalhando e só no meio do caminho percebi que estava errada." O mesmo fato ocorreu com o webdesign José Roberto Miguel Filho. "Vi o ônibus parado no sinal e, de longe, li Jardim Gaúcho. Quando percebi, tinha pegado o Jardim América. O número e o nome são bem parecidos de longe." A servente Maria José Baldo diz que se ela não prestar bastante atenção acaba se confundindo. "Olho o nome da linha e o número."

Os ônibus urbanos em circulação têm até 31 de julho para se adaptar. Já os rodoviários, até 10 de junho. A fabricação de ônibus novos urbanos e rodoviários deve estar adequada em 18 de junho. O prazo dado para as empresas fazerem as modificações foi, em média, de três anos. Os carros em circulação deverão receber a inspeção de acessibilidade e o selo do Inmetro. Os carros novos, fabricados a partir de 2008, ganharão uma plaqueta. No caso de descumprimento da norma, a multa pode variar de R$ 500 a R$ 2.500. Haverá ainda o bloqueio do licenciamento e da transferência do veículo. 

Letreiro eletrônico

Os textos são revisados por Madalena Fernandes