Quinta-feira, 16 de junho de 2011, atualizada às 11h18. Atualizada às 18h25.

Jovem de 19 anos é detida após lançar recém-nascido de basculante da UPA São Pedro

Victor Machado
*Colaboração
Policial e viatura

Uma jovem de 19 anos foi detida na noite da última  quarta-feira, 15 de junho, depois de lançar um bebê recém-nascido, com idade gestacional entre cinco e seis meses, de um basculante da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro. A criança morreu após ser internada em estado grave.

De acordo com a diretora clínica da UPA São Pedro, a médica Marina Carvalho Ferreira, a jovem deu entrada na unidade por volta das 16h, quando passou pela triagem, sendo, em seguida, examinada por um médico. "Segundo o profissional, ela reclamava de dores abdominais, mas negava a possibilidade de gravidez, afirmando ter um tumor abdominal."

Entretanto, devido à idade da paciente, o médico estranhou a presença da doença, solicitando a realização de uma ultrassonografia. "Mas o exame seria feito no dia seguinte, segundo os procedimentos da UPA", explica a diretora clínica. Após a troca de plantão, outra médica avaliou a jovem, reforçando a suspeita de gravidez. "Ela pediu, então, que fosse feita uma ultrassonografia de urgência."

Após o pedido, sem que os funcionários percebessem, de acordo com o relato da médica, a mulher foi até o banheiro. "Às 22h14, um vigia encontrou a criança viva caída próximo à unidade. Os fatos nos levam a crer que a jovem entrou no banheiro, trancou a porta, arremessando, em saída o filho pelo basculante. Acreditamos em arremesso porque o bebê não estava caído perto da parede, mas sim distante." A médica afirma que a mulher não deixou qualquer vestígio de sangue no banheiro.

Estado grave

A criança, que pesava 1,2 kg, apresentava hipotermia, cor da pele azulada, frequência cardíaca baixa, além de suspeita de traumatismo craniano e fratura na perna direita, causados pela queda. "Reanimamos o bebê na unidade e ele foi transferido vivo para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital João Penido, onde não resistiu e morreu." Segundo a médica, a morte pode ter ocorrido devido ao traumatismo craniano.

Ainda na UPA São Pedro, a Polícia Militar deu voz de prisão à jovem, por tentativa de homicídio, mas devido ao estado de saúde da mesma, ela foi levada para o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, para realizar exames sob escolta policial. 

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken