Terça-feira, 21 de junho de 2011, atualizada às 12h48

Paróquias de Juiz de Fora preparam celebrações de Corpus Christi

Da redação
Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a Igreja Católica comemora o dia de Corpus Christi e a Arquidiocese de Juiz de Fora preparou uma programação especial para a data. Neste ano, a festa de Corpus Christi vai abrir o Jubileu de Ouro, que comemora os 50 anos da Arquidiocese da cidade.

As comemorações celebram o Ministério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. O dia de Corpus Christi cai sempre em uma quinta-feira, para lembrar a Quinta-Feira Santa, quando Cristo institui o sacramento, durante a última ceia com os apóstolos. Os tradicionais tapetes de Corpus Christi também serão confeccionados por quase todas as comunidades da cidade.

No dia 23 de junho, às 16h, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, vai abrir oficialmente o Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Juiz de Fora no Cenáculo de São João Evangelista, na Catedral Metropolitana. Logo após, ocorre a benção com o Santíssimo Sacramento e a procissão para a Catedral Metropolitana, onde Dom Gil, preside a missa de encerramento. As comemorações na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora vão contar com missas às 7h30, 10h e 11h30.

Outros destaques

Na Igreja São Sebastião, as missas acontecem às 7h30 e 9h30. Às 17h30 os fiéis saem em procissão com o Santíssimo Sacramento ao redor da igreja, seguida de missa. Logo pela manhã, os paroquianos dão início à confecção dos tapetes. Na Paróquia Santa Luzia, os preparativos para as comemorações começam às 5h, quando os fiéis dão início à confecção do tapete que vai enfeitar as ruas por onde a procissão vai passar. Às 9h, com o tapete pronto, acontece a celebração na matriz, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.

Na praça do bairro Bom Pastor, será celebrada, às 15h, a Eucarística, seguida de procissão. Em São Mateus, haverá missas às 7h, 10h e 18h. O destaque fica para a última celebração, que terá a procissão pelas ruas do bairro, com a presença dos Arautos do Evangelho.

Confira a programação completa de Corpus Christi nas paróquias da cidade

Os textos são revisados por Thaísa Hosken