Segunda-feira, 27 de junho de 2011, atualizada às 15h12

Moradores do Santa Efigênia seguem insatisfeitos com a assistência da PJF quanto aos serviços essenciais

Victor Machado
*Colaboração
Buraco em rua

No início deste ano, o Portal ACESSA.com noticiou os problemas que os moradores do bairro Santa Efigênia enfrentavam com relação à prestação de serviços essenciais realizados pela Prefeitura de Juiz de Fora, como o asfaltamento, a capina e a coleta de lixo. Meses depois, a precariedade na assistência continua sendo flagrada (veja fotos abaixo) e a insatisfação dos moradores só aumenta.

De acordo com o estudante, Elias Arruda, os problemas com os buracos nas ruas foram agravados no período de chuvas. Ele comenta ainda que os passeios do bairro estão em péssimas condições. "Já reclamamos várias vezes e a sujeira e o mato continuam. O lote abandonado em frente à minha casa tem provocado transtornos. Frequentemente, os ratos invadem minha casa."

Arruda afirma que os problemas são mais frequentes na rua Joaquim Agostinho Moreira ou rua A, onde fica o lote abandonado que está servindo como destino para os lixos dos moradores, na rua José Tavares, que possui buracos no asfalto, e na rua José Lanziote, onde não há asfaltamento. "Essas ruas constam como asfaltadas na Prefeitura, o que não corresponde à realidade."

O estudante ressalta que as ruas que sofrem mais com a falta de infraestrutura ficam próximas à Escola Municipal Doutor Antônio Lessa. "Muitos pais já tiveram problemas por conta da precariedade e do lixo. Além disso, as pedras que surgem devido ao desgaste do asfalto ficam nas ruas, representando um perigo para as crianças, pois podem ser usadas caso haja uma briga." O estudante comenta que os problemas já foram comunicados à Prefeitura de Juiz de Fora e que já fizeram até protesto para chamar a atenção do órgão.

Retorno da PJF

Quanto à reclamação da falta de asfaltamento, a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav) afirma que as ruas José Lanziote e José Tavares estão na programação de asfaltamento do programa Rua Nova. Ao todo, dez ruas receberão o serviço na região do bairro Jardim Gaúcho e Santa Efigênia. O programa prevê 100% de asfaltamento dessas ruas, mas as obras ainda não têm data definida para serem realizadas. O investimento previsto é de R$ 780 mil.

A assessoria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) informa ter conhecimento da falta de capina no bairro e diz que o local está na programação de capina que será feita em breve. Ainda de acordo com a assessoria, não existe uma data definida para que o problema seja resolvido.  

Fotos: Elias Arruda


*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken