Quarta-feira, 5 de outubro de 2011, atualizada às 17h45

Policiais civis aprovam indicativo de greve para 4 de novembro

Aline Furtado
Repórter
Delegacia PC

Policiais civis de todo o Estado podem deflagrar greve no dia 4 de novembro. A ação é motivada pela insatisfação da categoria com relação ao conteúdo da nova Lei Orgânica apresentada pelo governo de Minas Gerais, conforme anteprojeto divulgado no dia 30 de setembro.

"Suspendemos a greve de 70 dias, por um período de 60 dias, após o governo mostrar-se disposto a negociar e acatar toda a pauta de reivindicações dos policiais civis", aponta o diretor da unidade regional da Zona da Mata do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindipol/MG) e delegado, Marcelo Armstrong.

Contudo, segundo ele, vários pontos foram retirados do texto, o que fez com que a categoria aprovasse, na última terça-feira, 4 de outubro, durante assembleia realizada em Belo Horizonte, o indicativo de greve. Entre as reivindicações que não foram contempladas pela nova Lei Orgânica estão as garantias destinadas aos delegados, a implantação de subsídio, o aumento do quadro de funcionários, a paridade entre ativos e inativos, a revisão da escala de permanência, questões relacionadas à guarda provisória de presos, entre outras. "O texto está cheio de 'pegadinhas'", aponta Armstrong.

Ajustes

Na próxima sexta-feira, dia 7, representantes de sindicatos reúnem-se com a chefia da Polícia Civil, a fim de formalizar uma solicitação de ajustes, que será encaminhada ao governo. "O prazo para que esses ajustes sejam feitos é 31 de outubro, antes que o encaminhamento seja feito à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O que estamos cobrando é, apenas, que o governo cumpra um compromisso previamente estabelecido."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken