Árvores inadequadas plantadas em concreto provocam dilatação das calçadasO ideal é que o cimento fique, pelo menos, 40 centímetros distante do tronco, para garantir que as árvores fiquem de pé em dias chuvosos

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
28/10/2011

arvore

O Portal ACESSA.com registrou nesta sexta-feira, 28 de outubro, na rua Viçosa, no bairro Democrata e na rua Oscar Vidal, Centro, duas árvores (fotos acima), plantadas equivocadamente em calçadas, causando danos nos passeios. De acordo com o professor de fisiologia vegetal Fernando Teixeira Gomes, o ideal seria o plantio de árvores cujas raízes crescessem em direção ao solo. "As que estão lá, provavelmente, expandem-se não em profundidade, mas na área do solo, promovendo uma dilatação. É uma espécie de vegetal, que não tem crescimento pivotante, o que é mais indicado." Segundo o professor, a árvore com a raiz mais profunda consegue absorver mais água, além de ficar mais segura, evitando, assim, que, em tempos chuvosos e de ventos intensos, ocorram quedas.

Outro problema verificado foi que as plantas estão cobertas por cimento, privando as raízes do contato com o ar, água das chuvas e nutrientes vindos de matéria orgânica. O professor explica que a maioria das árvores utilizadas na urbanização ao longo de ruas é adaptada ao ambiente, porém, quando o cimento fica próximo e cobre a raiz, o contato com a atmosfera diminui. "A raiz respira menos e a taxa metabólica fica menor." O ideal segundo o especialista, é que o cimento fique, pelos menos, 40 centímetros distante das árvores.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken