Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012, atualizada às 18h20

Obras na avenida Rio Branco seguem em três trechos diferentes

Da Redação
Obras

Foi iniciada a implantação das travessias de pedestres elevadas (traffic calming) na avenida Barão do Rio Branco. O equipamento foi colocado próximo ao cruzamento da via com a rua Antônio Carlos.

A previsão é de  que as equipes atuem, na madrugada desta quinta-feira, 19, período de menor movimento de veículos, no mesmo cruzamento, mas na pista lateral de sentido Bom Pastor / Manoel Honório. Para as ações, o trecho funcionará, provisoriamente, em meia pista. Agentes de trânsito darão apoio à operação. O objetivo da colocação do traffic calming é oferecer mais segurança aos pedestres.

Abertura do canteiro

Além da instalação dos equipamentos nas travessias de pedestres, uma equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) trabalha na pista central da Rio Branco, na altura do cruzamento com a Rua Afonso Pinto da Mota, fazendo a abertura do canteiro para que, concluída a obra, os ônibus de sentido Manoel Honório / Bom Pastor façam a conversão na Afonso Pinto da Mota para acessar a Avenida Getúlio Vargas.

A intenção é garantir fluidez ao transporte coletivo urbano na região, já que os ônibus que seguem pela avenida Rio Branco precisam aguardar que a pista seja liberada pelos veículos que entram na Getúlio Vargas no cruzamento destas vias. Como há mais espaço próximo à Afonso Pinto da Mota, os ônibus que precisarem seguir pela Rio Branco terão a faixa da direita totalmente liberada.

Para as ações neste trecho, que também está recebendo obras de construção das baias do novo ponto de ônibus entre a rua Marechal Deodoro e a Floriano Peixoto, os ônibus serão deslocados, a partir das 19h desta quarta-feira, 18, para a pista lateral (de carros). Às 6h, o itinerário volta ao normal.

Manoel Honório

As obras de melhorias da Rio Branco seguem, também, na região do bairro Manoel Honório. Equipes trabalharam, durante a tarde desta quarta-feira, dia 18, no transplante de nove árvores próximas ao cruzamento com a rua Sergipe. Elas são replantadas às margens do rio Paraibuna, entre as ruas Benjamin Constant e Setembrino de Carvalho. A ação é necessária para a realização das obras de melhorias de fluidez e segurança no trecho, que, ao final das ações, receberá trabalhos paisagísticos, com o plantio de 20 palmeiras e nove árvores.

Entre a Garganta do Dilermando e o bairro Manoel Honório estão previstas as seguintes melhorias:

  •  Implantação de canteiro central entre as ruas Max Stephane e Antônio Lemos, de forma a eliminar as conversões à esquerda, manobra responsável por muitos acidentes na região;
  •  Implantação de dois retornos, um em frente à rua Alves Júnior e outro em frente à rua Tenente Barroso, para possibilitar melhores condições de acessibilidade ao bairro Centenário;
  •  Implantação de duas faixas exclusivas para acesso à rua Sergipe para os veículos que descem a Garganta do Dilermando;
  •  Implantação de duas faixas exclusivas para acesso à rua Américo Lobo, para os veículos que circulam na avenida Barão do Rio Branco em direção ao bairro Santa Terezinha.

ACESSA.com - Obras na avenida Rio Branco seguem em tr?s trechos diferentes