Você conhece os tipos de Alimentação Natural para Cães e Gatos?

Isabela Micherif Isabela Micherif 9/03/2019

A alimentação natural - AN para cães e gatos consiste em uma dieta caseira, devidamente balanceada e suplementada, que atenda as necessidades nutricionais dos pets.

Na nossa primeira coluna, explicamos a melhoria na saúde e qualidade de vida dos animais com a introdução da AN e falamos, brevemente, sobre os três tipos de alimentação natural: AN cozida, AN crua sem ossos e AN crua com ossos. Hoje vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas. Quem sabe, mais uma pequena dose de conhecimento sobre a alimentação natural possa ser o início da mudança na dieta e, consequentemente, na qualidade de vida do seu peludo. Não é mesmo?

A alimentação natural crua com ossos (AN crua com ossos) é considerada uma dieta biologicamente adequada. Isto porque é a que mais se assemelha ao que o seu cão ou gato comeriam, caso estivessem livres na natureza, vivendo da própria caça. É composta por carnes e vísceras cruas, além de alguns ossos carnudos, bem como de vegetais.

]Pode parecer um pouco estranho, pois sempre ouvimos falar dos perigos de ingerir carnes cruas e ossos. No entanto, o sistema gastrointestinal de cães e gatos é adaptado a receber este tipo de alimento. Afinal, não podemos esquecer, que embora sejam nossos “filhos de quatro patas”, eles descendem dos lobos e dos gatos selvagens.

Quando elaborada da maneira correta, o que inclui observar prazos de congelamento profilático para as carnes e nunca oferecer ossos cozidos, a AN crua com ossos oferece inúmeros benefícios aos peludos e reduz o tempo gasto na preparação das dietas, o que pode ser vantajoso para o tutor.

Ainda assim, alguns tutores podem se sentir desconfortáveis em oferecer ossos aos cães e gatos, ou pode acontecer do peludo não se adaptar tão bem a esta ideia. Para estes, existe a alimentação natural crua sem ossos. Esta dieta é formada, basicamente, pelos mesmos ingredientes da alimentação crua com ossos, exceto quando se trata do acréscimo dos ossos carnudos na sua composição. Neste caso, o cálcio, maior razão para inclusão dos ossos na dieta, pode ser fornecido de outras formas, como pela inclusão de farinha de cascas de ovos na comida, por exemplo.

Para aqueles tutores que, definitivamente, não querem ver seus cães e gatos consumindo carne crua ou que tenham receio de fornecer ossos, ainda há uma forma de incluir a dieta caseira na vida dos pets, através da alimentação natural cozida.

A alimentação natural cozida (AN cozida) é a mais facilmente aceita pelos peludos, tanto cães quanto gatos. Até aqueles de paladar mais exigente! Afinal, o aroma e o sabor do alimento cozido são, de fato, mais atraentes. É, também, a modalidade de alimentação natural que mais tem agradado os tutores, tendo em vista que, nesta, não existem tantos tabus a serem quebrados.

No entanto, embora tutores e pets apreciem a alimentação natural cozida, esta é a modalidade com a qual o tutor gastará mais tempo na cozinha, justamente pelo processo de cozimento de todos os alimentos. Para os que desejam fornecer esta dieta, mas não conseguem incluir em suas rotinas o tempo necessário à sua elaboração, já existem no mercado empresas que fornecem alimentação natural balanceada e suplementada, para cães e gatos.

Todas as modalidades de alimentação natural, quando equilibradas, trazem benefícios para a saúde dos peludos, tendo em vista que são dietas que buscam aproximar cães e gatos da sua ancestralidade, do que lhes é natural, como o próprio nome diz. Já a ração, certamente, é o alimento que mais se distancia desta concepção.

Temos que ter sempre em mente que cães e gatos são animais carnívoros (cães são carnívoros oportunistas e gatos são carnívoros obrigatórios), portanto não estão adaptados ao consumo da enorme quantidade de grãos presentes na maioria das rações (milho, trigo e soja), com elevada carga glicêmica.

A dieta ideal dos cães e, principalmente, dos gatos é de alto teor de proteína (sobretudo oriunda da carne) e baixo teor glicêmico, o que não quer dizer que a dieta pode ser constituída apenas por carne (neste caso também haverá carência de nutrientes).

Importante lembrar, também, que além dos grãos, grande parte das rações presentes no mercado contém corantes, aromatizantes e conservantes sintéticos, alguns já associados a casos de câncer, como o BHA e BHT. Todos esses elementos passam bem longe da alimentação natural, em qualquer uma de suas modalidades.

Portanto, são notórias as vantagens para a saúde, qualidade de vida e longevidade de cães e gatos com o fornecimento da alimentação natural. Entretanto, é imprescindível alertar: faça essa transição sempre com o acompanhamento de médico veterinário ou zootecnista. A formulação de uma dieta desequilibrada, com ausência ou excesso de nutrientes, pode ser pior do que continuar oferecendo a ração. A participação de um profissional é essencial neste processo, que valerá muito a pena.

Que tal essa ideia de dar mais saúde, alegria, qualidade de vida e longevidade para o seu peludo, através da alimentação? Já escolheu sua modalidade preferida? Agora é só começar!

Enviem suas dúvidas, críticas e sugestões para que possamos aprimorar nosso conteúdo. Nosso objetivo é trazer cada vez mais peludos para uma vida saudável e feliz!

ACESSA.com - Voc? conhece os tipos de Alimenta??o Natural para C?es e Gatos?