Por

Estr?ia em Primeiro Plano

O Grupo de Cin?filos e Produtores Culturais - Luzes da Cidade passa a ocupar, a partir deste m?s de outubro, este espa?o destinado ? discuss?o sobre o cinema. Com doze anos de atua??o na ?rea, o grupo re?ne pessoas de diferentes setores, mas com um interesse comum, a atividade cinematogr?fica. Nesta jornada, v?rias pessoas passaram pelo Luzes da Cidade, mas algumas permanecem praticamente desde o seu in?cio, em 1993. Muitos tamb?m foram os eventos dos quais o grupo participou, mas alguns merecem ser lembrados, como os das comemora?es dos 100 anos de cinema em 1995; as ?ltimas sess?es de cinema no Cine Festival e no Cine-Theatro Central; a sess?o de "O garoto", de Charles Chaplin, acompanhada ao piano por Andr? Pires; e, mais recentemente, os Festivais Primeiro Plano.

A partir de 2002, Juiz de Fora passou a contar com um festival de cinema anual, dedicado a diretores estreantes em curta metragem. O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora ? mais um marco na trajet?ria do grupo Luzes da Cidade, com a participa??o de realizadores de todo o pa?s e com a presen?a tamb?m daqueles que produzem em Juiz de Fora e regi?o. Em seus tr?s anos de exist?ncia, teve como locais de exibi??o o Espa?o Unibanco Palace de Cinema; o Duo Cine Santa Cruz, em sua reabertura; e tamb?m o Moviecom Alameda.

Agora em seu quarto ano, o Primeiro Plano 2005 est? sendo ampliado, tendo sess?es no Espa?o Unibanco Palace de Cinema, no Moviecom Alameda e contando ainda com uma tenda armada no Parque Halfeld. Ser?o exibidos filmes e v?deos durante seis dias, de 08 a 13 de novembro, com destaque para as mostras competitivas de v?deos regionais e de filmes nacionais de curta metragem em pel?cula, al?m de sess?es de pr?-estr?ias de longas brasileiros.

S?o cerca de 44 filmes de curta metragem e de 12 v?deos inscritos no festival deste ano. Destes v?o ser selecionados aqueles que ser?o exibidos em competi??o no Espa?o Unibanco Palace de Cinema. Haver? um j?ri oficial do evento para analisar os filmes em pel?cula, e os espectadores tamb?m poder?o votar em seu filme e seu v?deo preferidos no j?ri popular.

Durante os seis dias de evento, o p?blico juizforano vai poder conferir tamb?m produ?es locais feitas por profissionais da ?rea audiovisual da cidade e ver alguns filmes j? premiados em outros anos no Primeiro Plano. No dia 12 de novembro, ? noite, acontece a premia??o do evento, onde ser?o conhecidos os ganhadores escolhidos pelo j?ri oficial e tamb?m pelo popular. Os vencedores receber?o premia?es variadas.

No entanto, como o grupo Luzes da Cidade sempre se preocupou com a forma??o de p?blico para o cinema, haver? uma programa??o paralela, com sess?es para escolas e para crian?as no Espa?o Unibanco Palace de Cinema e exibi?es tamb?m no Parque Halfeld. A expectativa ? a de atingir o maior n?mero de interessados na chamada s?tima arte. Para isso, tamb?m foi feito um esquema especial no caso das sess?es dos filmes de longa metragem, que acontecer?o em dois dias, um no Palace e outro no Alameda, com o objetivo de proporcionar ao p?blico uma melhor condi??o de assistir a estas pr?-estr?ias. Vale lembrar que, como nos outros anos, todas as sess?es ser?o gratuitas.

Esperamos que as pessoas compare?am ao Primeiro Plano 2005 e tamb?m prestigiem este espa?o, que vai tratar do cinema e dos acontecimentos a ele relacionados na cidade.

Carlos Pernisa J?nior
Grupo de Cin?filos e Produtores Culturais - Luzes da Cidade