Segunda-feira, 4 de junho de 2012, atualizada às 11h40

Saiba como prevenir acidentes com a rede elétrica durante as festas juninas

Da Redação
Rede Elétrica

As festividades juninas já estão começando e, para aproveitar esses momentos com segurança, alguns cuidados são necessários para não estragar a alegria de quem participa. Os maiores riscos, nesse período, estão associados à rede elétrica devido ao uso de fogos de artifícios e as típicas fogueiras de São João.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estabelece uma série de precauções importantes para as instalações elétricas provisórias, muito comuns nesta época. De acordo com a companhia, as festas devem ter projeto elétrico de instalação que contemple a distribuição das cargas e proteção seletiva, ou seja, em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente.

Outra observação importante da Cemig é que os organizadores de eventos devem ficar atentos em quem fará as instalações e, para evitar incêndios e outros acidentes, a preocupação com a utilização de materiais com qualidade é fundamental. A empresa alerta que somente profissionais qualificados podem realizar o serviço e só a própria Cemig concede autorização para as ligações temporárias. Além disso, não é permitido fazer as chamadas ligações clandestinas, visto que o risco de acidentes é muito grande.

Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos à fiação da rede elétrica. Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e dos demais materiais com risco de incêndio.

Normas de segurança

De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próximo à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse propósito.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos deve ser feita em conformidade com a distância mínima de segurança de 1,5 metros em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças com cautela. Os veículos de som e trios elétricos também só poderão operar se a sua altura com os ocupantes respeitar a distância de 1,5 metros em relação à rede elétrica.

Quanto aos balões juninos, o cuidado é ainda maior. A companhia lembra que soltar balão é crime e nunca deve ser feito próximo à rede elétrica. Apesar de ainda existirem pessoas que se arriscam nessa prática, é importante lembrar que, historicamente, acidentes dessa natureza causaram danos enormes às pessoas envolvidas. Outra recomendação é não fazer fogueiras sob a fiação elétrica.

Procedimentos em caso de acidente

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, as primeiras providências podem ser diferenciais para salvar vidas. Primeiramente, a Cemig sugere que se isole o local e não permita a aproximação das pessoas. Depois, é necessário acionar imediatamente a empresa por meio do telefone 116. É importante jamais tocar em fios partidos e evitar a retirada de objetos ou pessoas que estejam em contato com os fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Saiba como prevenir acidentes com a rede el?trica nas festas juninas