Quarta-feira, 29 de agosto de 2012, atualizada às 18h20

Moradores do Santa Cecília exigem solução para via do bairro que poderá ser interditada

Andréa Moreira
Repórter
Audiência Pública

Ainda não foi desta vez que os moradores do bairro Santa Cecília conseguiram uma solução para um problema que se arrasta há anos. O assunto debatido em audiência pública, nesta quarta-feira, 29 de agosto, na Câmara Municipal trouxe à tona o pedido do aposentado Daniel Paulo Souza e de outras centenas de pessoas. "Há três anos, eu trouxe o problema para essa Casa, que trata do fechamento da única rua que faz ligação do bairro com o Estrela Sul."

O requerimento, de autoria do vereador Isauro Calais (PMN), discute a situação da rua utilizada como atalho pelos moradores, localizada no final das ruas Ângelo Vaccarini e Doutor Adair Calaes, a qual faz a ligação dos bairros citados acima.

De acordo com o vereador Isauro Calais, a administração municipal anterior realizou uma permuta com uma construtora, cedendo este trecho do bairro. "Aquela comunidade precisa daquela passagem para fazer a ligação com outra parte da cidade. Não podemos segregar aqueles moradores."

O início da audiência foi marcado, a pedido de vários vereadores, pela revogação desta permuta. Entretanto, após o discurso do vereador Noraldino Júnior (PSC), a proposta quase foi descartada. "Revogar a lei não resolve. No local será construído um condomínio, e cerca de 90% dos imóveis já foram vendidos. Ou seja, se revogarmos essa permuta e construirmos a via, teremos que desapropriar vários moradores, o que irá gerar um tormento ainda maior."

Presente na audiência, o subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transporte Trânsito (Settra), Carlos Eduardo Meurer, relata que tomou conhecimento do fato por meio de um projeto da Settra. "Os estudantes que integram o trabalho de segurança e educação no trânsito relataram o problema e ficamos convencidos sobre a importância de manutenção da via. Mas isso não depende apenas de nós. Para realizarmos o projeto, teria que ter o cancelamento desta permuta."

Nova solução

A solução apresentada pelo vereador Noraldino é a elaboração de um estudo, realizado em conjunto pelas secretarias de Transporte, Planejamento e Obras. "Na próxima sexta-feira, 31, vamos fazer uma visita ao local, para buscar a melhor solução."

Para o vice-presidente da Sociedade Pró-Melhoramento (SPM) do bairro Santa Cecília, Paulo César de Andrade, a revogação da lei seria a melhor solução, mas caso isso não seja possível, duas alternativas foram apresentadas. "Poderemos construir uma nova via passando perto da escola municipal ou perto da Cesama."

Transtornos

Durante a audiência, vários moradores do bairro enumeraram vários problemas que eles irão enfrentar, caso a ligação seja interrompida. Uma dessa pessoas é a presidenta da Associação Creche Jardim Santa Cecília, Luzia Zalim. "Atualmente nós atendemos a cerca de 70 famílias. Destas, 30 são de outros bairros e precisam dessa ligação para trazer seus filhos."

Morador do bairro há mais de 30 anos, o vice-presidente da Sociedade Pró-Melhoramento (SPM) destaca que ele foi um dos moradores responsáveis pela abertura daquela via. "Nós construímos aquela rua na enxada, pois precisávamos dela para nos locomover. Mas, quando chove, aquele trecho fica intransitável. Nenhum carro passa por lá. Nem van escolar, nem ambulância. Desse jeito não pode ficar. Esperamos uma solução da Prefeitura, para que todos os problemas tenham um fim," declara Andrade.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Moradores do Santa Cec?lia exigem solu??o para via do bairro

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!