Quarta-feira, 27 de maio de 2009, atualizada às 17h

Sinttro entra com protesto judicial para garantir data-base. Greve pode ser retomada, caso as negociações não avancem

Guilherme Arêas
Repórter

Nesta quinta-feira, 28 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano (Sinttro) vai entrar com um protesto judicial no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Belo Horizonte, para garantir liminarmente a manutenção da data-base da categoria e todas as conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho anterior. A ação é o primeiro passo para o dissídio coletivo da categoria, que desde o dia 20 de março suspendeu a greve.

Pelo acordo firmado entre os trabalhadores e a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), os motoristas e cobradores se comprometeram a não realizar mobilizações, como a operação tartaruga, até o próximo sábado, 30 de maio. Com o fim do prazo e sem uma perspectiva de avanço nas negociações, o Sinttro afirma que vai retomar as mobilizações da campanha salarial na próxima semana.

"Não houve qualquer movimento do setor patronal. O único apoio que tivemos até agora foi o do prefeito que, preocupado com o caos social que pode ocorrer na cidade com a paralisação dos ônibus, tem procurado se manter informado e feito contato frequente com o sindicato", completa.

Na próxima quarta-feira, 3 de junho, o sindicato se reúne com a Astransp na sede da Subdelegacia do Trabalho, às 10h, para retomar as negociações "Não temos expectativas quanto à reunião. Já estamos preparados para retomar a greve e para o dissídio coletivo. Se surgir alguma proposta, será surpresa para os trabalhadores."

No dia seguinte ao encontro, os trabalhadores fazem uma assembleia para discutir os rumos da campanha salarial. O Portal ACESSA.com entrou em contato com a assessoria de imprensa da Astransp, mas até o fechamento da edição, não conseguiu fazer contato com nenhum responsável pela entidade.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes