Ter?a-feira, 02 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h20

Crise financeira adia divulga??o da tabela com os valores do IPVA 2009. Em Juiz de Fora, 88% da frota quitou o imposto relativo a 2008

Daniele Gruppi
Rep?rter

A Secretaria do Estado da Fazenda adia a divulga??o da tabela com os valores do Imposto Sobre Propriedade de Ve?culos Automotores (IPVA) para 2009, que serve de c?lculo para definir o valor unit?rio do imposto de cada ve?culo. A crise financeira ? a causa para uma reavalia??o do reajuste. O objetivo ? evitar um aumento no ?ndice de inadimpl?ncia.

O reajuste do IPVA n?o dever? ser superior a 6,5%, mas a maioria dos ve?culos ficar? sem aumento. A Taxa de Licenciamento de 2009 pode ter reajuste de 13%. Em Juiz de Fora, 104.968 carros quitaram o IPVA, o que representa 88% da frota. Cerca de 1.400 est?o com algum d?bito e 13.390, est?o com omiss?o total, ou seja n?o quitaram nenhuma parcela. Quanto ? Taxa de Licenciamento, 81% dos ve?culos realizaram o pagamento.

O aumento na Taxa de Licenciamento e do Seguro Obrigat?rio preocupa o taxista Adir Pereira dos Santos. "Estamos sem reajuste h? tr?s anos e os impostos e despesas s? aumentam." Ap?s definido o reajuste e a data de pagamento, os contribuintes podem procurar as ag?ncias dos bancos credenciados. O interessado poder? tamb?m usar o sistema on-line dos bancos para quitar al?m do imposto, a taxa de licenciamento e o seguro obrigat?rio.

Para conseguir o documento que garante a circula??o do ve?culo em todo o pa?s, o motorista deve estar em dia com o Seguro Obrigat?rio, Taxa de Licenciamento, o IPVA e eventuais multas. Quem for parado pela pol?cia sem o documento, ser? obrigado a pagar multa no valor de R$ 191,53, perder sete pontos na carteira e ainda ter o ve?culo apreendido.