Cidade
Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013, atualizada às 13h10

Jovens que completam 18 anos em 2013 já podem se alistar

Andréa Moreira
Repórter
Alistamento Militar

Os jovens, do sexo masculino, que completam 18 anos em 2013 já podem fazer o alistamento militar. O prazo, que neste ano foi prorrogado, segue até o dia 30 de junho. "Como agora nosso sistema está todo informatizado, o processo está mais ágil, por isso, o motivo da prorrogação do prazo," explica o secretário da Junta Militar de Juiz de Fora, Antônio Dias Passarela.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, que compreende o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Em Juiz de Fora, o alistamento ocorre na avenida Brasil 560, no Centro, das 8h às 12h. "O ideal é que o jovem faça o alistamento o quanto antes, pois nesses primeiros dias a média é de 10 a 12 alistamentos, ou seja, está mais tranquilo," afirma Passarela.

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que cerca de 5 mil jovens façam o alistamento na cidade. "Em 2012, já batemos o recorde com mais de 4.600 alistamentos. Então, acreditamos que em 2013 esse número seja maior."

Passarela explica também que, ao término do alistamento, todos os jovens são encaminhados para uma comissão de seleção, a qual fará exames médicos e psicotécnicos para verificar se ele está apto para ingressar nas Forças Armadas. "Em Juiz de Fora, mais ou menos 950 jovens são incorporados nas unidades do Exército da cidade," destaca.

Além da Organização Militar da Ativa, o jovem pode ser matriculado no Órgão de Formação de Oficiais da Reserva, caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do ensino médio ou em um Tiro de Guerra. De acordo com a assessoria do Exército, durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Caso o jovem não ingresse na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.

Documentação

Para fazer o alistamento, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência e CPF, caso possua. "O comprovante de residência deve ser atual, pois é através dele que verificamos se o indivíduo reside mesmo em Juiz de Fora. Afinal, cada jovem deve fazer o alistamento na Junta Militar da cidade em que mora," afirma Passarela. Caso esteja residindo no Exterior deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.

Mulheres

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias. No caso de querer seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as escolas militares na Escola de Formação Complementar do Exército, na Escola de Saúde do Exército e no Instituto Militar de Engenharia. A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares.

Os textos são revisados por Juliana França

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.