C?meras da Halfeld seráo gerenciadas por Conselho de Segurança da área Central

Por

Quarta-feira, 20 de maio de 2009, atualizada às 12h30

Câmeras da vigilância serão gerenciadas por Conselho de Segurança da Área Central

Guilherme Arêas
Repórter

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai transferir a responsabilidade operacional do sistema de monitoramento do Calçadão da rua Halfeld para o Conselho de Segurança da Área Central, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF). Não há, entretanto, uma data para que as câmeras voltem a funcionar.

Os detalhes sobre o gerenciamento das câmeras devem ser decididos até o final do mês, quando serão retomados os trabalhos do Conselho de Segurança da Área Central. O Executivo garantiu que está disposto a ceder uma sala no prédio da PJF para abrigar a central de monitoramento. Caso o órgão decida criar a central em outro espaço, o custo para a instalação de todo o sistema pode chegar a R$ 7.800.

A direção do Conselho ficará a cargo do diretor da Associação Comercial e especialista em segurança, Marcos Antônio Nagem Assad, e vai reunir representantes das polícias Civil e Militar, Bombeiros, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comércio, indústria, prestadores de serviços, educação, departamentos da Prefeitura e outras associações. De acordo com a ACEJF, o Conselho vai atuar na busca de soluções para a criminalidade, principalmente no Centro, na fiscalização das políticas relacionadas à segurança na cidade e na conscientização dos lojistas e clientes sobre como se protegerem.

O sistema de monitoramento, composto por quatro câmeras, foi religado em dezembro de 2008, mas funcionou por cerca de um mês. Com a transferência da sede da 30ª Companhia de Polícia Militar para o bairro Granbery, a PM alegou que não tinha estrutura para migrar o sistema para a nova sede.

No final de abril deste ano, o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jackson Fernandes Moreira Júnior, havia informado que a Prefeitura mantinha o pagamento a uma empresa de manutenção, mesmo com as câmeras desligadas. Porém, nesta quarta-feira, 20 de maio, o secretário retificou a informação e garantiu que a PJF não realizou pagamentos de manutenção preventiva, estimados em R$ 700 por mês.

A expectativa é de que ainda este ano sejam instaladas câmeras nos bairros São Mateus e Manoel Honório, considerados dois grandes centros comerciais de Juiz de Fora.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Enquete
Você acredita que as câmeras de vigilância ajudam no combate à criminalidade?
    Sim
    Não
    Não tenho opinião formada


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.