Carolina Brandão Assump??o

Por

Carolina Brand?o Assump??o

Emilene Campos
Rep?rter
18/07/2000

Com apenas 18 anos de idade, a jogadora de basquete Carolina Brand?o Assump??o j? se destaca nas quadras de Juiz de Fora.

Ela aprendeu os primeiros arremessos aos 11 anos, na Escolinha de Basquete do Sport Club Mariano Proc?pio, Av. Rui Barbosa, 160 . O bom desempenho chamou a aten??o do t?cnico e Carolina foi convidada a participar da equipe infantil do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF). Passar pelo infanto e chegar ao juvenil foi s? uma quest?o de tempo, j? que talento e for?a, ?Carol? tem de sobra.

O treinador de sua equipe, o professor S?rgio Rodrigues de Castro, a define como uma jogadora t?cnica, que sabe colocar em pr?tica o que aprendeu ao longo desses anos. O porte f?sico da atleta mirim (ela tem 1,78 m) tamb?m ? outra vantagem, segundo ele.

? na equipe juvenil, do Clube Mariano Proc?pio, que Carolina vem mostrando o estilo de suas jogadas. Entre os t?tulos que ajudou a conquistar est?o o Bi-Campeonato dos Jogos da Juventude e o vice-Campeonato Mineiro. Outra vit?ria este ano foi a convoca??o para a Sele??o Mineira Juvenil de Basquete. Por conta disso, ela participou de uma competi??o nacional no Paran?, na primeira quinzena de julho. A equipe ficou em sexto lugar, mas a experi?ncia foi mais um ponto no curr?culo da atleta mirim.

Apesar dos jogos em outros estados brasileiros, um dos momentos mais emocionantes da carreira de Carolina aconteceu no Clube Ol?mpico, Rua Benjamin Constant, 177, numa partida contra o Usipa, time de Ipatinga. Para ser classificada para a final, sua equipe tinha que vencer. Faltavam alguns segundos para terminar o jogo e o Usipa estava com um ponto a mais. Foi quando Carolina converteu dois lances livres e o PBF saiu vitorioso.

Al?m de jogadora de basquete, Carolina pretende ser Fisioterapeuta. ? por isso que ela n?o se descuida das aulas do curso pr?-vestibular. ?? dif?cil conciliar, mas quando a gente gosta muito do que faz sempre consegue um tempinho para se dedicar?, justifica Carolina. Ela treina em equipe cerca de duas horas, tr?s vezes por semana, e ainda faz muscula??o no per?odo da manh?. Quanto ? alimenta??o, a jogadora diz que tenta balance?-la, mas n?o segue nenhuma dieta rigorosa.

Projeto Basquetebol do Futuro (PBF)

Criado em 1994, o PBF ? uma iniciativa de professores de educa??o f?sica que t?m paix?o por basquete. O Projeto conta, atualmente, com um grupo de cem atletas, dividido nas categorias infantil (at? 13 anos), infanto (de 13 a 15 anos) e juvenil (de 16 a 18 anos), masculino e feminino.

Como n?o recebem patroc?nio, o PBF ? mantido atrav?s das mensalidades da ?Escolinha de Basquete?. Com esse dinheiro, compram uniformes, custeiam as competi?es e renovam os equipamentos esportivos. Al?m disso, o projeto tem o apoio de dois clubes que cedem as quadras para os treinos. As equipes masculinas treinam no Clube Ol?mpico, R. Benjamin, 177, e as femininas no Sport Clube Mariano Proc?pio, Av. Rui Barbosa, 160.

"Para entrar na escolinha, o ?nico pr?-requisito ? gostar de basquete?, explica um dos fundadores e t?cnico da equipe feminina, S?rgio Rodrigues de Castro. J? para integrar a equipe, ? necess?rio passar por alguns testes. Mas nada cobrado; nada que n?o tenha sido ensinado durante as aulas de basquete?, garante S?rgio.

Al?m da jogadora mirim Carolina Brand?o Assump??o, o projeto j? revelou atletas como Lu?s Guilherme, que aprendeu as primeiras jogadas na escolinha e hoje ? t?cnico da equipe do Minas T?nis Clube. S?rgio s? lamenta que o PBF n?o tenha condi?es de criar uma equipe adulta para dar continuidade ao trabalho.