Audiência reúne mais de 50 clientes insatisfeitos com construtora

Por

Audi?ncia re?ne mais de 50 clientes insatisfeitos com construtora

Audiência reúne mais de 50 clientes insatisfeitos com construtora

Os problemas mais recorrentes são atrasos na entrega dos imóveis e irregularidades nas construções já finalizadas pela PDG. Nova reunião foi marcada para o dia 20

Nathália Carvalho
Repórter
11/9/2012

Em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira, 11 de setembro, mais de 50 clientes compareceram à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para manifestarem suas reclamações com relação aos constantes problemas enfrentados com a construtora PDG. Os mais recorrentes são atrasos da entrega das chaves e irregularidades nas construções já finalizadas e entregues do Residencial Città Neo, localizado no bairro Serra D'água, financiados por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). O problema já havia sido trazido à tona em julho, quando clientes reuniram-se com representantes da empresa para cobrar uma posição.

Na ocasião, além dos consumidores, estiveram presentes representantes da PDG, da Caixa Econômica, da Itaúba, do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA) e do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Plínio Lacerda. Ficou decidido que haverá uma nova reunião no dia 20 de setembro com todos os órgãos envolvidos na ação e três representantes dos clientes. "Faremos uma vistoria no local e contaremos com uma resposta significativa da Construtora e da Caixa, para que possamos resolver os problemas. Espero que a própria PDG apresente um cronograma de ações para sanar as indignações dos clientes", explica Lacerda.

Na reunião, deverá haver prosseguimento e finalização da audiência pública com resolução da mesma. Para o superintendente do Procon, Carlos Alberto Gasparette, não estão sendo oferecidas resoluções precisas para os consumidores. "São muitos problemas e irregularidades encontradas. Os prazos já estão vencidos há muito tempo e eles não dão sequer uma resposta para os consumidores sobre o andamento das obras."

Reclamações

Entre as reclamações mais recorrentes, o atraso na entrega do imóvel atingia a grande maioria dos consumidores presentes. Segundo os clientes, dos dez módulos em construções do Città Neo, apenas dois encontram-se finalizados, mas ainda faltando reparos. Os outros oito ainda permanecem inacabados. "Era para eu ter recebido minha casa pronta há cerca de um ano e durante este tempo todo estou pagando aluguel. Os prazos venceram e eles não dão sequer um retorno digno para nós. Vou à justiça cobrar indenização, porque já tive muitos prejuízos com os atrasos", explica a empresária Michele Cerqueira.

Além disso, a cliente conta que está morando em uma das casas do condomínio que já ficaram prontas, para poder ver de perto o andamento das obras. "Na casa que eu moro já tem rachaduras, vazamentos e outros problemas provenientes da construção errada." O mesmo problema é vivido pelo cliente Marcelo Romero, um dos consumidores que já recebeu o imóvel, mas que enfrentou até inundações na casa onde mora. "Na primeira chuva forte que deu no ano passado, minha casa ficou completamente inundada. Fiquei ilhado com minha esposa e um bebê de apenas um ano. Deram um prazo de 30 dias e já tem mais de dez meses que nada foi feito", explica. Segundo ele, ao vistoriar o imóvel, a construtora afirma que a situação não irá se repetir, porém, não cumpre o combinado.

Para o procurador Municipal e Assessor Jurídico do Procon/JF, Eduardo Floriano, o problema agrava-se ainda mais pela falta de atendimento da construtora e condições irregulares de habitação. "Não podemos ouvir da própria empresa que quando existe o problema, ele será resolvido. Na verdade, ele não era para existir quando tratamos de uma questão tão séria, que é a moradia das pessoas. Não dá para esperar as próximas chuvas para saber o que vai acontecer".

Além disso, outros compradores do investimento dizem que o IPTU e o condomínio estão sendo cobrados sem que os moradores habitem a residência e alguns comentaram ainda que imóveis não possuem o Habite-se (documento necessário para habitação), uma vez que a construtora só pode entregar a casa aos clientes após a emissão deste documento. Os consumidores alegaram, ainda, já terem realizado o pagamento de uma parcela relacionada à entrega das chaves que está com a data antiga de entrega, o que faz com que paguem o valor com multa.

Defesa

Os representantes da PDG explicaram ter apresentado um cronograma com relação ao atraso das obras e afirmaram que a construtora irá ressarcir os clientes com o valor estipulado pelo contrato no caso de multa por atraso, depois que a entrega dos imóveis for liberada. A construtora propôs, ainda, arcar com todas as despesas do condomínio de quem estiver adimplente, pois querem entregar os imóveis sem nenhuma pendência de condomínio.

Por fim, foi considerado que a empresa não foge do ônus trazido pelos constantes problemas, mas reclamaram também com relação a insultos recebidos pelos clientes constantemente, algo rebatido pelos mesmos, durante a audiência.

Os textos são revisados por Mariana Benicá