Começa, neste domingo, a Semana Missionária de Juiz de Fora

Prévia da Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 14 e 20 de julho

Da Redação
jmj

Como uma prévia da esperada Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, a Arquidiocese local preparou, para esta semana, entre os dias 14 e 20, a Semana Missionária de Juiz de Fora (SMJF). O evento ganhou um site próprio, com informações sobre a "pré-jornada", que deverá atrair milhares de jovens para vários eventos. Além dos jovens juiz-foranos, são esperados centenas de estrangeiros.

Durante a Semana Missionária, as dioceses são convidadas a receber peregrinos (sejam estrangeiros ou pessoas de outras cidades brasileiras). A Arquidiocese de Juiz de Fora vai receber aproximadamente 400 peregrinos para o evento, vindo de 11 países: são 49 da Argentina; sete do Panamá; dois da Venezuela; 29 de Angola; 115 da França; dois do México; quatro do Peru; 16 do Chile; 18 da Holanda; 18 da Inglaterra e cinco da Itália. Também haverá peregrinos brasileiros, como um grupo de 135 que vem de Brasília(DF). Após participar das atividades locais, os peregrinos seguem para o Rio.

Para fazer a divisão dos locais de hospedagem, foram formadas 16 nucleações, estabelecidas de acordo com a proximidade das paróquias entre si e de acordo com o número de vagas disponibilizadas na região para acolher os estrangeiros. Em cada área, uma paróquia sede foi nomeada para facilitar a organização dos atos locais e a comunicação com a comissão Organizadora da SMJF. Nas nucleações acontecerão os eventos setoriais como catequeses, missas, terços e visitas missionárias, além disso, haverá uma logística para alimentação, saúde e transporte para deslocamento para os eventos centrais.

Durante todo o período da Semana Missionária (14 a 20 de julho) haverá programação locais (realizada nas próprias comunidades) e programações arquidiocesanas (chamadas atos centrais), realizadas no centro de Juiz de Fora. Mesmo que a paróquia não esteja recebendo estrangeiros, haverá programação especial para a juventude da comunidade local celebrar o evento. A programação completa pode ser conferida aqui.


ACESSA.com - Come?a, neste domingo, a Semana Mission?ria de JF